PRÓXIMA ANTERIOR

Yeung Faï (China-França)

THE PUPPET-SHOW MAN

 

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Mário Viegas

14 de maio às 19h30 (sex)

15 e 16 de maio às 16h (sáb, dom)

Estreia Nacional

 

 BILHETEIRA ONLINE     Bilhetes: 6 a 12€ (com descontos)  +info

Técnica: Marionetas de luva tradicionais chinesas Idioma: Sem palavras Público-alvo: +8 (A classificar pela CCE) Duração: 50 min.

 

Marionetas tradicionais de luva chinesas realizam várias cenas de cortar a respiração, e revelam a extraordinária manipulação e destreza do mestre Yeung Faï.

O tigre devora o monge afável, os estudantes enfrentam-se numa luta dramática de lança e espada, pratos rodam loucamente sem se partirem, casais apaixonam-se e desapaixonam-se... 

 

Yeung Faï é o último descendente de uma dinastia de marionetistas (cinco gerações e vários séculos de manipulação). Pratica incansavelmente a sua arte, tornando-se no mestre incontestável de marionetas de luvas chinesas. Graças ao seu virtuosismo, é capaz de expressar com grande precisão o estado de espírito, temperamento e sentimentos das personagens que manipula.

 

Na sua bagagem, espalhada num "palco improvisado", transporta um legado de marionetas e uma experiência peculiar e não convencional. Se inicialmente a sua personagem parece perdida no nosso mundo contemporâneo, o mestre é revelado quando as malas se abrem e espalham o seu conteúdo de histórias improváveis para os nossos olhos modernos.

 

The Puppet-Show Man oferece-nos o que a história lhe legou: uma impressionante lição de manipulação, humor e humanidade. 

“A excecional virtuosidade do intérprete e a demoníaca precisão do seu gesto atinge o auge nos fulgurantes combates de artes marciais, aumentando a força de expressão das marionetas.”
-Télérama

 

BIO

Yeung Faï nasceu em 1964. É a quinta geração de uma grande família de marionetistas chineses. Foi iniciado na manipulação de marionetas de luva chinesas com a idade de 4 anos, pelo seu pai, um dos maiores mestres, que acabou por ser perseguido durante a Revolução Cultural, o que deixará marcas indeléveis na sua prática artística. Marcado para sempre por esta história familiar, Yeung Faï pratica incansavelmente a manipulação e a construção de marionetas, apresentando-se por todo o mundo.

Atualmente, vive em França, e ensina regularmente na École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières.

Artista apaixonado, produz espetáculos cheios de poesia, humor e beleza por todo o mundo, por vezes com um olhar político sobre a sua China natal, com espetáculos que surpreendem públicos de todas as idades.
Depois de ter sido apresentado no FIMFA Lx16, no São Luiz Teatro Municipal, um documentário sobre este criador, esta é uma oportunidade única de o ver atuar ao vivo. 

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Conceção, ator-manipulador e marionetas: Yeung Faï Encenação: Eric Domenicone Conceção do castelet: Michel Klein Desenho de luz: Marc Laperrouze Produção: Le Manège Maubeuge - Scène Nationale Coprodução: Perth International Arts Festival Fotografias: Kalimba M 

x