PRÓXIMA ANTERIOR

Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny

A Tarumba

de Bertolt Brecht

 

Primeiro não esqueçam, Vem encher a barriga,
Em segundo, o amor fazer.

Em terceiro, vem a briga.

A lei, depois, é beber.
E, antes de mais, é sabido

Que cá tudo é permitido.


A 20 de novembro de 1998 a Tarumba estreou no Teatro Taborda o espetáculo “Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny”, de Bertolt Brecht.


Adaptação livre do libreto de B. Brecht, “Mahagonny” é um relicário vivo, uma caixa de música da condição humana, que atravessa o tempo e sabe que o mesmo se repetirá eternamente. O condutor de toda esta simbologia revelará os seus prisioneiros debaixo do lema “Aqui-Dentro- Tú-Podes-Fazer-Tudo.”


“Mahagonny”, a cidade onde se situa a peça de Brecht, constitui uma caricatura simbólica da liberdade: um lugar lendário, onde todos podem viver como quiserem, uma utopia do prazer, cujas fronteiras são estabelecidas pela lei da oferta e da procura.


Pela primeira vez foi apresentada em Portugal a adaptação de uma obra de B. Brecht para marionetas. A tradicional cenografia foi substituída por imagens digitais, produzindo um excesso de sentidos e uma amplitude espacial inovadora no teatro de marionetas, recriando o ambiente de uma cidade perdida, uma utopia dos anos da procura do ouro e dos sonhos, através de marionetas de madeira articuladas por fios, que interpretam o estado psicológico das personagens criadas por Brecht.


A companhia realizou um workshop no Estabelecimento Prisional das Mónicas, em colaboração com a Direcção Geral dos Serviços Prisionais, de onde resultou a participação de três reclusos no espetáculo.


"A Tarumba - Teatro de Marionetas faz mais um espectáculo para gente grande (...). Mas há mais um centenário para celebrar em 1998, o de Bertolt Brecht. E a Tarumba, lançando mão à ópera, acaba de estrear na Costa do Castelo um novo espectáculo musical, inspirado em Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, uma das mais famosas e monumentais óperas brechtianas. A Tarumba recria assim a cidade onde mora a felicidade, povoando-a de escroques movidos pela cobiça do ouro e de capitosas mulheres de vida fácil, tão cobiçosas como os respectivos amantes. Para o glamour deste El Dorado contribuem as imagens projectadas e muitos efeitos especiais (...). Se não for a primeira vez, esta é, pelo menos, uma das raras ocasiões em que as marionetas manipuladas se adaptam a Brecht (...)."
-Manuel João Gomes (Público, 22 de novembro de 1998)


"(...) o grupo tem desenvolvido um trabalho de amor aos seus bonecos (...). A Tarumba encena, com bonecos, uma notável ópera de Brecht/Kurt Weil. O pequeno formato do espectáculo mantém intacta toda a ironia e todo o espírito brechtiano."
-Manuel João Gomes (Público, 4 de dezembro de 1998)


"O Teatro de Marionetas A Tarumba prossegue a sua tarefa de apresentar a um vasto público textos de grandes dramaturgos. Desta vez, assinalando o centenário do nascimento de Brecht, estreia uma teatralização do libreto da ópera brechtiana Mahagonny (1930). Esta adaptação, realizada por Luís Vieira e Rute Ribeiro, é fiel aos objectivos do texto original: alertar para os perigos e a desumanização de uma sociedade em que o maior crime é não ter dinheiro (...). O cenário consiste na projecção de um vídeo, realizado por Gonçalo Luz, que assenta numa montagem de imagens retiradas de livros, filmes e documentários, intercaladas com legendas alheias à acção, como preconizava Brecht (...)."
- ERS (Expresso, novembro de 1998)

 

FICHA ARTÍSTICA
Direção artística, encenação, cenografia e marionetas: Luís Vieira Tradução e adaptação: Luís Vieira, Rute Ribeiro Atores-manipuladores: Luís Vieira, Rute Ribeiro, Fernanda Cruz, Paulo Figueiredo, Catarina Fonseca Narrador: Victor Jesus Figurinos e sapatos: Rute Ribeiro Vídeo: Gonçalo Luz Desenho de luz: Jorge Cramez Operação de luz e som: Jorge Cramez / Mónica Garnel / Vera Alvelos Saxofone: Hugo Sousa Mestra de Costura: Elvira Martins Assistência de cena: Albertino Almada, Johnny Design: Ricardo Milne Fotografias: Alípio Padilha, Luís Vieira, Pedro Barros  Técnica: Marionetas de fios

x