MECANIkA (França-Portugal)
NOVO
20 e 21 de maio às 21h30 (sex, sáb)
22 de maio às 18h (dom)
⇨ COMPRAR BILHETES Bilhetes: 8€ (preço único) +info
Técnica: Teatro visual, robótica Idioma: Algumas palavras em português Público-alvo: +12 (A classificar pela CCE) Duração: 40 min.
Uma instalação-espetáculo para uma maquete e um robot.
No claro-escuro, sombras de maquetes de edifícios são projetadas e assumem formas desconcertantes. No centro, observamos uma mulher adormecida. Este robot, uma espécie de presença tecnológica, vigia a cidade e os seus habitantes.
Os detalhes de cada marioneta e a sequência de acontecimentos reforçam a impressão de estranheza que emana dos espaços frios das cidades-dormitório. O artista visual e marionetista Paulo Duarte concebeu uma viagem visual e sonora inspirada no romance Os Passageiros da Noite de Haruki Murakami.
NOVO lança um olhar onírico, por vezes com humor, trágico e contemplativo sobre o quotidiano nas cidades e os seres que as habitam. Questiona o modo de representação da cidade, utilizando vários registos possíveis, analisando a relação entre a banal, mas vertiginosa complexidade material da cidade atual, e a singularidade das situações humanas mais simples.
NOVO inscreve-se na lógica do percurso de Paulo Duarte na experimentação de modos de expressão contemporâneos e das possibilidades que estes oferecem como testemunho do mundo atual.
“As cidades contemporâneas serão, como os aeroportos da atualidade, todas iguais? Podemos teorizar esta convergência? (…) A convergência não é possível a menos que nos desembaracemos da identidade.”
- Rem Koolhaas, Junkspace, Manuels Payot 1995, 2001
"Levando a arte da manipulação por caminhos inesperados, a genialidade de Paulo Duarte, na origem de NOVO-LA NUIT, redefine a atividade do marionetista para a do manipulador. Transportando som e luz para os quatro cantos dos seus campos de representação, o artista faz com o público uma viagem em direção a um mundo que desperta. Esta é toda a subtileza deste homem que se esforça por acompanhar o objeto técnico enriquecendo, por consequência, o uso do material cénico. Ao aplicar o seu conhecimento, Paulo Duarte aumenta o olhar do público e alimenta a nossa curiosidade ao dar vida à matéria envolvente mais do que à sua própria marioneta. Paulo Duarte rapidamente toma o lugar deste animador, deste diretor de ação, mergulhando a primeira parte do NOVO-LA NUIT num universo próximo da ficção cinematográfica. Convidando o espectador a dinamizar a sua consciência, NOVO-LA NUIT, convoca os espíritos para o presente e convida cada um de nós a realizar um verdadeiro exercício de dramaturgia. O que vejo, efetivamente? Ou o que o artista me dá a ver? Estas são as questões mais espontâneas, mas também aquelas que nunca deixarão de nos acompanhar." - Aux Sens
BIO
A companhia MECANIkA foi fundada pelo marionetista e construtor Paulo Duarte, radicado em França.
O seu objetivo é desenvolver e explorar a marioneta atual, interagindo com outros campos artísticos contemporâneos, sob a forma de teatro de imagens.
Paulo Duarte é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e diplomado pela ESNAM - École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières. Depois da sua passagem pela ESNAM fundou com David Girondin Moab a companhia Pseudonymo que codirigiu até 2006, e alargou as suas experiências a diversos campos: cenografia, interpretação, encenação, conceção e construção de marionetas, objetos cénicos e teatro de objetos. Integrou a companhia LàOù - marionnette contemporaine, dividindo a direção artística com Renaud Herbin e Julika Mayer, de 2007 a 2011. Trabalhou com Roman Paska, Joan Baixas, Fanfare Mineable, CRÉA - Théâtre de Tournai, Zaven Paré, Allen Weiis, entre outros. Dirigiu diversos ateliers de formação no Institut del Teatre de Barcelona e no AMK (Turku, Finlândia). Tem participado como ator-manipulador e construtor de marionetas em vários projetos artísticos de companhias francesas, belgas, alemãs e espanholas. Ao longo do seu percurso participou em várias edições do FIMFA com “A Hora do Diabo”, “Deep News”, “Écumes”, “Petites Âmes”ou “Deep News #2”.
FICHA ARTÍSTICA
Conceção: Paulo Duarte Colaboração artística: Nicolas Lelièvre, Morgan Daguenet Assistente de encenação para NOVO – A Noite: Mila Dargies Construção e programação Robot Eri: Paulo Duarte, Michel Ozeray Marionetas e cenografia: Paulo Duarte Programação e universo sonoro: Morgan Daguenet Desenho de luz: Louis Guerry Construção da cenografia: Emmanuelle Debeusscher Conceção e direção do workshop NOVO: Nicolas Lelièvre Agradecimentos: Fabien Bossard, Igor Gandra Coprodução e apoio em residência: La Vignette, Scène Conventionnée Université Paul-Valéry Montpellier 3; Salle Guy Ropartz, Ville de Rennes; ARS Numerica - MA Scène Nationale, Pays de Montbéliard; Espace Périphérique - La Villette à Paris; TJP - Centre Dramatique National Grand Est; La Fabrique Chantenay, Ville de Nantes; Au Bout du Plongeoir - Plateforme Artistique de Rencontres et Création Thorigné-Fouillar - Rennes Apoio: DRAC Occitanie, Région Occitanie, Pyrénées Méditerranée