VOLTAR

Prémio Henrique Delgado

O Prémio de Mérito Cultural Henrique Delgado pretende prestar reconhecimento a personalidades, estruturas ou instituições, que tenham desenvolvido um trabalho determinante para o reconhecimento das artes da marioneta, contribuindo para o seu conhecimento, aperfeiçoamento e visibilidade, incluindo-se o seu caráter mais abrangente, na sua relação interdisciplinar com outros universos da criação artística, como o cinema, as artes plásticas, a dança, a arte numérica ou o teatro.

 

No panorama da história do teatro de marionetas em Portugal, o investigador Henrique Delgado (1938-1971) é uma figura incontornável. Os seus artigos foram extremamente importantes e constituem uma verdadeira referência, uma vez que, sem o seu incansável e minucioso trabalho, ter-se-ia perdido para sempre um conjunto de informações fundamentais para a análise do teatro de marionetas português. O seu trabalho foi publicado em diversas revistas e jornais nacionais e estrangeiros, o que também permitiu a divulgação internacional do teatro de marionetas português, à época muito pouco conhecido. Infelizmente, a sua morte prematura impediu a continuação deste trabalho. 

 

O Prémio Henrique Delgado tem um caráter bianual e pretende:
-Homenagear uma personalidade, estrutura ou instituição que se tenha distinguido no âmbito das artes da marioneta, nos campos da investigação, escrita, criação ou crítica teatral;
-Distinguir uma publicação que pelo seu conteúdo trouxe uma nova abordagem ao teatro de marionetas e formas animadas; ou um trabalho de investigação histórica.

 

Esta iniciativa permite promover e encorajar a investigação e divulgação das artes da marioneta, possibilitando a impressão de publicações ou o apoio a projetos de investigação.

 

O Prémio Henrique Delgado 2019 foi entregue a João Carneiro, jornalista e crítico do jornal Expresso. 

A cerimónia de entrega da primeira edição do Prémio decorreu a 21 de março, Dia Mundial da Marioneta, no São Luiz Teatro Municipal (saiba mais aqui).