Masterclass Teatro de Objetos - Cie Karyatides
MASTERCLASS DE TEATRO DE OBJETOS COM A COMPAGNIE KARYATIDES (BE)
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Bernardo Sassetti
18 de maio das 11h às 12h30 (sáb)
No contexto da apresentação do espetáculo Os Miseráveis, no âmbito do FIMFA Lx24, integrado no ciclo Abril Abriu do Teatro Nacional D. Maria II, de 16 a 18 de maio no Teatro do Bairro, a companhia Karyatides realiza esta masterclass de Teatro de Objetos. Uma oportunidade única de conhecer o universo que inspira as criações do grupo belga.
Destinatários: Profissionais e curiosos de todas as áreas Número máximo de participantes: 12
Custo: 5€ Idioma: Inglês Data limite de inscrição: 16 de maio (qui)
Seleção por ordem de inscrição mediante pagamento.
A inscrição é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição no Google Forms ou em formato doc - neste caso deve ser enviada para: fimfafestival@gmail.com
⇨ Dado que foi atingido o número limite de vagas, as inscrições para a masterclass estão encerradas.
BIO
A nossa abordagem consiste em adaptar os mitos da literatura a um pequeno palco no teatro. Centrifugamos as grandes obras da literatura para extrair "resumos" através de um processo de estilização revigorante e inovador. Com os nossos objetos, queremos deixar espaço para o imaginário, para a evocação, para a metáfora, para o que resta da alma de criança em cada espetador. Com referências conhecidas de todos, defendemos um teatro popular, visual e poético, feito de pedaços de cordel, artesanal, cru e despojado.
Depois de Madame Bovary e Carmen, figuras femininas que colocam a questão da liberdade de um ponto de vista imoral na primeira e amoral na segunda, eis Jean Valjean, a figura moral por excelência.
- Compagnie Karyatides
No centro do trabalho da companhia belga Karyatides, sediada em Bruxelas, está a adaptação de obras clássicas ao teatro de objetos. Fundada por Karine Birgé e Marie Delhaye, formadas pelo Conservatoire d'Art de Liège, a companhia tem apresentado o seu trabalho nos mais importantes festivais de teatro. Entre os seus maiores êxitos estão Madame Bovary, Carmen, Os Miseráveis ou Frankenstein, apresentado no FIMFA em 2022. Ao serviço destas histórias desenvolvem um teatro de “figuras”, que mistura marionetas, teatro de objetos, sombras, teatros de papel, artes visuais e música. Jogam com estas linguagens, cada uma com as suas especificidades, e passando de uma para a outra. Utilizam objetos manufaturados, por vezes cheios de referências, brincam com o lugar-comum, o clichê, provocando um deslocamento do qual esperam fazer brotar a poesia e, por vezes, o humor. Estes objetos, futuros heróis das suas histórias ou os conjuntos das suas aventuras, vêm de feiras da ladra, Petits Riens ou da Emmaus. Foram recolhidos ou negociados conforme as pesquisas e digressões da companhia. São quase bio, orgânicos, éticos e completamente reciclados.