FIMFA Lx24
Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
9 de Maio a 2 de Junho de 2024
Aranhas gigantes, um talho de peluches ou um circo de insetos? A revolução e a luta pela liberdade numa adaptação de “Os Miseráveis” de Victor Hugo com centenas de figuras e objetos? Mas também marionetas hiper-realistas que falam de amor e da liberdade de sermos quem quisermos. A 24.ª edição do FIMFA, o Grande Palco das Artes da Marioneta, celebra a diversidade e manipula a imaginação.
“A marioneta é uma forma de liberdade de expressão.” - Johanny Bert - Théâtre de Romette
O FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas realiza a sua 24.ª edição em Lisboa, de 9 de maio a 2 de junho, uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.
No FIMFA, o foco está nos objetos, na marioneta, nas formas, na matéria, na imagem. Em criações que estimulam os sentidos e na beleza das grandes e pequenas coisas.
No contexto de turbulência mundial, esta edição foi pensada como um espaço de partilha e de discussão. Contrariar a realidade, romper com o que é comum, procurar novos caminhos, pensar e experimentar formas diferentes de viver, ser e fazer. A partir da ideia de liberdade, os temas abordados vão desde o amor, ao direito de ser diferente, às convulsões sociais, à guerra ou aos campos de refugiados, mas são também assinalados os 50 anos da Revolução dos Cravos. Temáticas atuais e fraturantes que marcam o nosso quotidiano e seguem o lema do festival - a marioneta para ver e pensar o mundo com outro olhar.
Durante 25 dias Lisboa transforma-se novamente na plataforma internacional do teatro de marionetas e formas animadas, com a apresentação de vinte e três projetos e de mais de cem apresentações de reputadas companhias e criadores, e de novos valores, na sua maioria em estreia nacional, vindos da Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda, Jordânia, Lituânia, República Checa, Reino Unido e Portugal, com uma programação dirigida a todas as idades, com espetáculos de sala, de rua e de pequenas formas.
Desde a sua criação que o FIMFA convida todo o público a descobrir artistas reconhecidos e jovens revelações que agitam, baralham e reinventam o panorama atual da marioneta através de espetáculos experimentais e surpreendentes, de elevado nível técnico e artístico, apresentando o que de mais importante tem sido realizado nesta área artística, numa grande diversidade de técnicas (sombras, objetos, manipulação direta, teatro visual, etc.) e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta e as outras artes.
O FIMFA caracteriza-se por ser um espaço de discussão, formação e de reflexão sobre o teatro de marionetas contemporâneo. Para além da apresentação de espetáculos, são desenvolvidas atividades complementares, que incluem a realização de workshops, masterclasses, apresentação de filmes, encontros com os criadores, entre outras.
O FIMFA Lx24 decorre em vários locais: São Luiz Teatro Municipal, LU.CA - Teatro Luís de Camões, Castelo de São Jorge, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Teatro Romano, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Escola do Largo e Cinemateca Portuguesa.
Destaque ainda para o projeto financiado pela União Europeia IMPULSE! New Focus on Puppetry and Visual Theatre / Novo Foco nas Artes da Marioneta e Teatro Visual, com três Instituições parceiras da Finlândia, Lituânia e Portugal: Aura of Puppets, Kosmos Theatre e A Tarumba. Este projeto visa promover o teatro contemporâneo de marionetas e teatro visual, com o apoio à criação, formação e circulação de obras e artistas europeus.
A 24.ª edição tem o apoio da República Portuguesa / Ministério da Cultura - Direção-Geral das Artes, e envolve um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as coproduções com o Teatro São Luiz, o LU.CA - Teatro Luís de Camões, o Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, ou com o Teatro Nacional D. Maria II e participação no ciclo Abril Abriu, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Teatro do Bairro ou a Cinemateca Portuguesa, entre outros.
Sejam bem-vindos ao universo da arte do movimento e da imagem!