Dewey Dell (Itália)
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA
22 de maio às 20h (qui) | 23 de maio às 21h (sex) | 24 de maio às 19h (sáb)
Estreia Nacional
Em Coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II
⇨ COMPRAR BILHETES Bilhetes: 14€ a 17€ (com descontos)
Técnica: Dança, teatro visual, máscaras Idioma: Sem palavras Público-alvo: +10 (A classificar pela CCE) Duração: 50 min.
Dewey Dell reimagina a obra revolucionária de Stravinsky com uma energia crua e primordial, oferecendo uma nova perspetiva sobre a partitura intemporal. A poderosa sedução da música choca com a energia furiosa dos corpos dos intérpretes, e com os incríveis figurinos, criando uma experiência visceral fascinante.
Inspirando-se na história da arte e no comportamento animal, o espetáculo explora o eterno ciclo da vida e da morte. O limiar entre a origem da existência e a morte é muitas vezes indistinguível, especialmente no mundo dos insetos e das plantas, com o mistério da primavera a desenrolar-se num conflito feroz entre o som e a visão.
Este novo e fascinante trabalho solidifica a posição da Dewey Dell como uma das companhias de dança e artes performativas mais originais da cena europeia contemporânea.
A peça apresenta também um prólogo e um epílogo adicionais com uma paisagem sonora criada por Demetrio Castellucci, exclusivamente para esta produção.
"A reescrita de Dewey Dell de A Sagração da Primavera é moderna e, ao mesmo tempo, cheia de ressonâncias arcaicas. Celebra o princípio da metamorfose como a força motriz do cosmos. Citando as danças serpentinas de Loïe Fuller, com um uso inteligente de máscaras e figurinos, Vito Matera, Teodora, Agata e Demetrio Castellucci criaram um espetáculo poderoso e hipnótico, tão encantador como as fantasmagóricas fadas dos filmes de George Méliès (...). O espetáculo atualiza o Rito original, combinando habilmente a arqueologia das imagens com imagens contemporâneas.” - Melhor Produção de Dança Italiana 2023 Danza & Danza
"Stravinsky dá origem a uma festa visual fantástica (...). No palco, numa caverna obscurecida, é como se estivéssemos a testemunhar o início da própria vida (...). Tudo é nebuloso, misterioso e maravilhosamente imaginativo. Por detrás de Dewey Dell estão as coreógrafas Teodora e Agata Castellucci, o dramaturgo e desenhador de luz Vito Matera e o compositor Demetrio Castellucci, que escreveu um assombroso prelúdio de abertura antes de Stravinsky entrar em cena (três do grupo são filhos do encenador Romeo Castellucci). Mas um destaque entusiástico deve ser dado ao inspirado design dos figurinos de Guoda Jaruševičiūtė (...). Em alguns momentos proporcionam um acompanhamento visual cintilante e mutante para a música, desenhado com ritmo, luz e textura (...)." - Lyndsey Winship, The Guardian ★★★★
"Extraordinário. A interpretação da companhia italiana Dewey Dell da obra de Stravinsky pertence ao reino dos insetos, admiravelmente estranha e exigente fisicamente."
- Siobhan Murphy, The Stage ★★★★
BIO
Dewey Dell é uma companhia italiana de dança e artes performativas criada em 2006. Atualmente é composta por Teodora Castellucci, Agata Castellucci, Vito Matera e pelo músico Demetrio Castellucci.
A pesquisa coreográfica é continuamente inspirada e alimentada pelas imagens da história da arte e pelos comportamentos do reino animal, tendo-se aproximado, nos últimos anos, de temas antropológicos.
Dewey Dell tem criado trabalhos de dança que cruzam diferentes formas artísticas, prosseguindo outras linhas de experimentação na performance musical, no vídeo e nas artes visuais.
Ao longo dos anos, Dewey Dell colaborou com diferentes artistas, como o artista visual Yuichi Yokoyama, o encenador Kuro Tanino, o designer gráfico Clio Casadei, o músico Massimo Pupillo (Zu), o vocalista Attila Chsihar (Mayhem), o escultor Matteo Lucca ou o coletivo de instalações audiovisuais Transforma, entre outros.
Entre os espetáculos criados pela Dewey Dell destacam-se: Sleep Technique - A Response to the Chauvet Pont d'Arc Cave (2017), nomeado para o prestigiado prémio alemão Der Faust Theaterpreis pela coreografia e Le Sacre du Printemps (2023), que ganhou o prémio Danza&Danza como a melhor produção de dança italiana em 2023.
As suas obras têm sido apresentadas por todo o mundo em diferentes contextos: Arts House e Melbourne Festival na Austrália, Rencontres chorégraphiques internationales de Seine-Saint-Denis e Palais de Tokyo em Paris, La Biennale Danza em Veneza, Wesleyan University e Macalester College nos EUA, Mime Festival no Barbican em Londres, Cabaret Voltaire em Zurique, A l'Arme Festival em Berlim, Steirischer Herbst em Graz, BIT Teatergarasjen em Bergen, Save Party/Arma 17 em Moscovo e Khidi Club em Tbilisi, entre outros.
FICHA ARTÍSTICA
Música original: Igor Sravinsky Conceção, encenação: Dewey Dell - Agata Castellucci, Teodora Castellucci, Vito Matera Com: Agata Castellucci, Teodora Castellucci, Alberto “Mix” Galluzzi, NastyDen, Francesca Siracusa Coreografia: Teodora Castellucci Dramaturgia, desenho de luz e cenografia: Vito Matera Assistência na coreografia e produção: Agata Castellucci Interpretação musical: MusicAeterna, dirigida por Teodor Currentzis Desenho de som: Demetrio Castellucci Figurinos: Dewey Dell, Guoda Jaruševičiūtė Figurinos e construção de adereços: Carmen Castellucci, Vito Matera, Plastikart Studio Construção da cenografia: Laboratorio scenografia Pesaro - Lidia Trecento Documentação vídeo: Eva Castellucci, John Nguyen Fotografias: Andrea Macchia, John Nguyen, Lorenza Daverio Coprodução: Progetto RING (Festival Aperto - Fondazione I Teatri Reggio Emilia, Bolzano Danza - Fondazione Haydn, FOG Triennale Milano Performing Arts, Torinodanza Festival, Teatro Stabile di Torino - Teatro Nazionale), Macalester College/Theatre and Dance Department, BIT Teatergarasjen Parceiro associado: Lavanderia a Vapore - Fondazione Piemonte dal Vivo Apoio: Emilia-Romagna Region e Societas, Teatro Comandini Agradecimentos: Paolo Barbero e Andrea Scardovi