PRÓXIMA ANTERIOR

Ricardo Ávila - Vumteatro (Portugal)

TEATRO DOM ROBERTO

 

MUSEU DE LISBOA - PALÁCIO PIMENTA

24 e 25 de maio às 11h30 e 16h (sáb, dom)

 

⇨ ENTRADA LIVRE

Técnica: Marionetas de luva Idioma: Português Público-alvo: Famílias e público em geral, a partir dos 4 anos (A classificar pela CCE) Duração: 30 min.

 

Nos 25 anos do FIMFA, claro que o popular Dom Roberto tinha de nos fazer uma visita, já que foi uma presença habitual desde a primeira edição, mas desta vez vem dos Açores! Sim, é um Roberto Açoriano, pela mão de Ricardo Ávila, que vai apresentar O Barbeiro Diabólico, num ritmo frenético, com surpreendentes efeitos pirotécnicos e ilusões.

 

 

Na peça O Barbeiro Diabólico, Dom Roberto vai casar-se, mas não tem como pagar o serviço ao barbeiro. Segue-se a grande escaramuça, da qual levará sempre a melhor. Nem a Morte escapa às pauladas, explosões e outras artimanhas deste herói popular.

 

O Teatro Dom Roberto foi considerado Património Cultural Imaterial em 2021. Ainda faz parte das recordações de infância de muitos, quando fazia a sua aparição em jardins, praças, feiras ou praias, com a sua barraquinha. Dom Roberto, o grande herói! Não faltavam também os gritos e gargalhadas, e a curiosidade pelo marionetista que falava com uma voz estridente, devido à utilização da palheta.

 

“Eu renovo sempre, mesmo no repertório tradicional. Percebo que é importante preservar o património oral, mas mesmo esse tem de ser feito de uma forma renovada. É assim que as tradições se perpetuam, ganhando formas contemporâneas." - Ricardo Ávila

 

BIO

Ricardo Ávila é o único marionetista dos Açores que faz Teatro Dom Roberto. Natural da Terceira, mediador de leitura, contador de história, ator e marionetista. Licenciou-se em Educação de Infância na Universidade dos Açores (2007) e cursou o mestrado em Teatro na Universidade de Évora (2012), com estágio final na Academy of Performing Arts, em Bratislava - Eslováquia. É cofundador da companhia de teatro Cães do Mar e trabalha na Biblioteca Luís da Silva Ribeiro, Angra do Heroísmo, onde coordena a secção infantojuvenil, responsável por vários projetos de promoção da leitura junto de crianças, jovens e adultos.

 

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Ator-manipulador: Ricardo Ávila Fotografias: Pedro Sardinha, Márcio Borges

www.facebook.com/dom.roberto.585

x