VOLTAR

Workshop O Teatro de Objetos e o Palco Virtual

Projeto Funicular: Workshop

O TEATRO DE OBJETOS E O PALCO VIRTUAL

Coordenação: Ariel Doron (Israel-Alemanha)

17, 18 e 19 de maio de 2021

Segunda a Quarta das 15h às 17h30

 

Worshop Online

No âmbito do PROJETO FUNICULAR*

Um projeto internacional de formação na área do Teatro de Marionetas do CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba

 

Seleção por ordem de inscrição mediante pagamento   Custo: 20€   Idioma: Inglês

 

Ariel Doron desenvolve um interessante trabalho em torno do teatro de objetos com os seus espetáculos a solo. Pudemos ver o seu espetáculo Plastic Heroes no FIMFA Lx18 e observar a mestria da sua manipulação e o seu humor negro. Uma oportunidade a não perder!

 

Destinatários: Marionetistas, atores, bailarinos, encenadores, artistas plásticos, estudantes de artes visuais e performativas 
N.º de participantes: 16 | Horário: Segunda a quarta das 15h às 17h30 | Idioma: Inglês | Custo: 20 €
Data limite de inscrição: 14 de maio de 2021 (sex)
Seleção por ordem de inscrição mediante pagamento

Workshop online via Zoom (mais informações após a inscrição)

 

INFO E INSCRIÇÕES

A inscrição é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, a qual deve ser enviada para: 

projectofunicular@gmail.com ou atarumba@gmail.com

 

DESCARREGUE AQUI A FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Neste workshop iremos explorar o ambiente próximo e o que temos nele - a nossa casa (ou onde quer que o nosso computador ou telefone estejam) nós próprios, os objetos que temos connosco e à nossa volta - e o espaço virtual, em que estamos todos juntos.

 

Vamos tentar transformar as limitações e restrições que temos num playground inspirador, e experimentar as diferentes possibilidades do que podemos fazer com os nossos corpos e os objetos que temos nas nossas casas, bem como no ambiente virtual.


Partiremos do pressuposto de que qualquer objeto que esteja à nossa volta tem o potencial de ser interessante, poético, engraçado, trágico, pessoal ou político. Iremos pesquisar e brincar através dos olhos de uma criança, sozinhos e em grupos (virtualmente), para mergulhar no mundo fascinante da arte do teatro de objetos.

 

Este workshop será realizado inteiramente online, permitindo o desenvolvimento da criatividade artística e a ligação com outros artistas, a partir de casa.

 

BIO

Ariel Doron é marionetista, encenador e performer. No seu trabalho artístico usa pouco texto e muito humor, abordando recorrentemente temas sociais e políticos difíceis.
Cada projeto é criado com a esperança de expandir e questionar os meios utilizados, quer seja com marionetas ou não, e com o desejo de inspirar o público a sentir, a pensar e a reagir. Os seus espetáculos a solo, como Boxed, Plastic Heroes e Pinhas foram apresentados em festivais e teatros em mais de 30 países em todo o mundo. 
Ariel vive atualmente na Alemanha e tem colaborado ou encenado espetáculos para diversas instituições, como por exemplo, Schauburg Theater München, Theater Junge Generation Dresden, Maxim Gorki Theater Berlin, The Elbphilharmonie ou a Ópera de Hamburgo, entre outros. Ariel é também professor e já foi convidado a dar formações em diversas instituições, como Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart, UQAM Université de Québec Montréal, Central School of Speech & Drama, Londres, entre outras.
Ariel também trabalha com marionetas para cinema ou televisão (é o Elmo, na versão israelita da Rua Sésamo).
Estudou teatro de marionetas na School of Visual Theatre de Jerusalém e cinema na Universidade de Telavive, para além de ter participado em diversos workshops no Institut International de la Marionnette de Charleville-Mézières, em França.

Nestes tempos de pandemia, Ariel tem dirigido workshops de teatro de objetos, criou dois espetáculos especialmente para o formato online, Kitchen Games e Alarm in the petting Zoo(m), criou instalações de luz para um único espectador e escreveu Do Not Open! - um livro/performance interativo.
No FIMFA Lx18 pudemos ver a sua criatividade no espetáculo Plastic Heroes.