VOLTAR

-Projeto Funicular-

Plano de Workshops Internacionais

Formação na Área do Teatro de Marionetas e Formas Animadas

 

Um programa de formação do CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba, iniciado em 2010, composto por workshops intensivos dirigidos a profissionais seleccionados em função do seu currículo e experiência. A inscrição é internacional e, devido à selecção, quer dos formadores, quer dos participantes, reúne diversas disciplinas artísticas, permitindo o encontro da marioneta com as outras artes.


O teatro de marionetas contemporâneo cruza diversas técnicas de manipulação ou campos artísticos. As técnicas tradicionais de manipulação são reinventadas. O actor-manipulador tem que saber controlar e manipular o seu corpo, a sua voz e, simultaneamente, apropriar-se da diversidade e liberdades estéticas que o teatro de marionetas e formas animadas permite.


O primeiro conjunto de workshops decorreu em 2010, com dois criadores muito importantes no teatro de marionetas e de objectos contemporâneo, Stephen Mottram e Agnès Limbos.

 

Em 2011 decorreu o workshop de Jim Kroupa, antigo colaborador de Jim Henson, reconhecido internacionalmente no campo da construção de marionetas e mecanismos absolutamente exemplares, com um currículo vastíssimo neste campo, quer em espectáculos, séries de televisão ou no cinema.

 

Em 2012 decorreram os worshops “Práticas de Criação para o Público Jovem: Luz e Movimento”, dirigido por Francesca Sorgato e Flop Lefebvre; e “Atrás do ecrã: a sombra e o teatro de sombras”, dirigido por Fabrizio Montecchi, do Teatro Gioco Vita, um dos grandes mestres do teatro de sombras.

 

Em 2013 Agnès Limbos e Nicole Mossoux, da Cie Mossoux-Bonté, dirigiram o workshop “O Corpo face ao Objecto”.

 

Thomas Lundqvist, considerado o maior especialista europeu de Bunraku, coordenou em 2014 o workshop “Bunraku: Anatomia e Manipulação”.

 

Em 2015 decorreram os workshops “Corpo, Marioneta e Manipulação”, criado por Iris Meinhardt e dirigido por Antje Töpfer; “Imagens em Movimento no Espaço”, orientado por Kalle Nio e “Vídeo, Marionetas e Objectos no Espaço Cénico, dirigido por Gavin Glover.

 

Em 2016, Natacha Belova dirigiu o workshop Aparição: “Criação e Construção de uma Marioneta à Escala Humana”; e Claire Dancoisne - Théâtre La Licorne coordenou o workshop “Iniciação à Máscara Completa. Criação de personagens em torno do universo da marioneta e abordagem à manipulação de objectos”. 

 

Em 2017 decorreram os workshops "O Actor e a Dupla Presença no Teatro de Marionetas", dirigido por Yngvild Aspeli; e "De Objecto a Protagonista", de Rene Baker

 

Em 2018, Agnès Limbos dirigiu um workshop de "Teatro de Objetos" durante o FIMFA Lx18 e Jimmy Grimes orientou o workshop "Dar Vida a Marionetas: Manipulação e Encenação".

 

Em 2019, Marta Cuscunà & Paola Villani dirigiram o workshop "We Like to Move it, Move it! Pesquisa e experimentação no Teatro de Marionetas e Formas Animadas"; e Julian Crouch orientou o workshop "Animar o Inanimado: Exploração de Materiais e Objetos do Quotidiano". 

 

Em 2021 decorreu o workshop online "O Teatro de Objetos e o Teatro Virtual", dirigido por Ariel Doron durante o FIMFA Lx21.

 

Em 2022 foi realizado o workshop "Os Bonecos de Santo Aleixo", orientado por José Russo e Ana Meira, dos Bonecos de Santo Aleixo; e Yael Rasooly dirigiu o workshop "O Ator, o Objeto e o Segredo entre eles".

 

Em 2023 decorreram os worshops “Teatro e Microcinema”, dirigido por Gavin Glover; e “Marionetas de Luva Chinesas”, dirigido pelo mestre Yeung Faï.

 

Em 2024 foram realizados os worshops "A Criação de Histórias Visuais - do Objeto ao Ecrã", dirigido por Pauline Kalker - Hotel Modern; e "A Partitura do Objeto”, dirigido por Duda Paiva.

 

No final de cada formação são geralmente organizadas apresentações dos trabalhos realizados.

 

* F u n i c u l a r 
do latim funiculus, cordel. Composto de cordas; que funciona por meio de cordas; relativo ao funículo, cordão umbilical.