PRÓXIMA ANTERIOR

Teatret Gruppe 38 (Dinamarca)

HANS CHRISTIAN, YOU MUST BE AN ANGEL

 

TEATRO DO BAIRRO

10 e 11 de maio às 20h (sex, sáb)

12 de maio às 18h (dom)

 

Estreia Nacional

BILHETEIRA ONLINE

Técnica: Teatro de objetos Idioma: Inglês, com texto de apoio em Português Público-alvo: +7 (A classificar pela CCE) Duração: 50 min. 

 

Hans Christian Andersen servido numa bandeja de prata...

Um espetáculo-instalação que nos leva numa viagem fantástica pelo universo de Hans Christian Andersen, com um jantar teatral em sua honra, cheio de objetos que parecem mover-se por magia. 
Para crianças e adultos, absolutamente imperdível!

 

Dois carismáticos empregados de mesa levam-nos à primeira fila de um misterioso banquete, em volta de uma mesa elegantemente posta. É o aniversário de Hans Christian Andersen e os vinte 'convidados’, que, na verdade, são as personagens de Andersen, permanecem invisíveis, mas a sua presença é gradualmente sentida. 

 

Na toalha de mesa branca, jarras translúcidas, talheres de prata e pratos ganham vida, com a ajuda dos singulares empregados. Surgem luzes cintilantes, imagens efémeras, são reveladas histórias através de objetos, que evocam os destinos de O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, O Rouxinol ou A Princesa e a Ervilha, entre outros. O público, ao redor deste sumptuoso banquete, é encorajado a movimentar-se e a permanecer ativo por todo o espaço, descobrindo novas imagens e sensações.

 

O Gruppe 38 conhece intimamente o trabalho único deste imenso escritor que viu nos contos a quinta-essência da poesia, indispensável às crianças e aos adultos. Com este espetáculo emblemático do seu repertório, os marionetistas dinamarqueses homenageiam Hans Christian Andersen e o seu mundo repleto de crueldade, melancolia e um inesgotável apetite pela vida.

 

Um percurso sensível e mágico através do universo de Andersen, que nos coloca questões aparentemente simples: o que é a verdadeira riqueza? O que é a verdadeira felicidade? Uma fantasmagoria leve como um floco de neve da terra da Rainha da Neve e frágil como a chama da Menina dos Fósforos.

 

Este espetáculo foi premiado com o prémio Reumert de excelência teatral.

 

"O Gruppe 38 triunfa com esta engenhosa instalação teatral." - Politiken *****

 

"Puro requinte." - Jyllands-Posten *****

 

"Maravilhoso." - Dagbladet Information

 

"Ao pegar em vinte contos de Hans Christian Andersen e transformá-los numa instalação teatral para todos a partir dos sete anos de idade, o Teatret Gruppe 38 criou uma experiência encantadora (...). Certifiquem-se que esfregam o prato de gelo do Boneco de Neve - ele adora o toque humano!" - Terry O'Donovan, Total Theatre

 

"É um espetáculo fascinante (...). Numa encenação tão poética quanto inteligente, vinte contos são convidados para uma grande mesa de aniversário - mas os convidados estão invisíveis, figurados pelo ambiente e por objetos (...). Uma viagem muito bonita através do trabalho de Hans Christian Andersen, tanto para crianças como para adultos. Hans Christian, You Must Be An Angel é um espetáculo premiado, que já existe há vários anos e que percorreu o mundo muitas vezes (...). Trata-se de uma obra cuja reputação é inigualável - e muito bem merecida!
Além do espetáculo e da sua criatividade, lembramos também do prazer que proporciona o dispositivo, onde cada espetador, de pé, é convidado a compor o seu próprio ponto de vista, andando livremente em volta da mesa. O espetáculo é prolongado pelo prazer da visita: o público é convidado a ficar para admirar de perto os vários objetos que compõem o espetáculo e a conversar, se quiser, com os intérpretes, cuja gentileza apenas iguala a sua generosidade.
Após este momento de partilha, saímos com o coração leve. O facto de ter tocado a nossa alma de criança, independentemente dos anos, não deve ser estranho. Um momento maravilhoso de partilha e poesia." - Mathieu Dochtermann, ToutelaCulture

 

BIO

A reputada companhia dinamarquesa Teatret Gruppe 38 foi fundada em 1972. Está sediada na cidade de Aarhus, e a sua diretora artística é a escritora e atriz Bodil Alling. Criam um teatro reflexivo, singular e filosófico, apresentado em formatos intimistas, apoiado no ponto de partida de que os seus espetáculos podem ser vistos por todos, crianças e adultos.
O Teatret Gruppe 38 quando não está a atuar no seu teatro, tem um extenso programa de digressões na Dinamarca e internacionalmente. Entre outros países, visitaram recentemente a Austrália, Croácia, Noruega, Canadá, EUA, Alemanha, Estónia, Escócia e Japão.
Em 2019 a companhia muda o seu teatro para a nova zona portuária de Aarhus. O Teatret Gruppe 38 organiza e coorganiza os festivais :DANISH+ Danish Performing Arts for Children and Young People; STAND ALONE - Solo Performance Festival e ILT - International Living Theatre.
A companhia tem recebido vários prémios, como o Reumert, de excelência teatral, mais do que uma vez, e o ASSITEJ Honorary President Award for Artistic Excellence, em 2011, entre outros. A diretora artística Bodil Alling recebeu o Visionary Prize, da Danish Lauritzen Foundation, em 2017.

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Criação: Paola Cardona, Phillipe LeFebvre, Catherine Poher, Claus Helbo, Søren Søndberg, Bodil Alling, Joakim Eggert, Sille Heltoft, Kim Kirkeby, Arne Fich, Jacob Kirkegaard Intérpretes: Bodil Alling, Peter Seligmann Cenografia: Paolo Cardona, Phillipe Lefebvre, Catherine Poher Acompanhamento artístico: Med Venlig Hilsen Composição musical e intérprete: Søren Søndberg Técnicos: Søren Søndberg, Søren la Cour, Lars K. Olesen Fotografia: Morten Fauerby 

x