ANTERIOR

Rehearsal for a Sicilian Tragedy

Realização: Roman Paska (EUA)

 

CINEMATECA PORTUGUESA - MUSEU DO CINEMA - Sala M. Félix Ribeiro

20 de maio às 19h (seg)

 

Estreia Nacional

BILHETEIRA ONLINE

Documentário, Itália, 2009, 77 min. Legendado eletronicamente em português

Com a presença de Roman Paska

 

"Eu não acho que um povo possa existir sem a memória das suas tradições." - John Turturro

 

Em Rehearsal for a Sicilian Tragedy (Prove per una tragedia siciliana), o ator John Turturro leva-nos numa viagem à Sicília, a sua terra materna. Ao mesmo tempo que investiga as tradições culturais em desaparecimento, é acolhido por Mimmo Cuticchio, um dos poucos mestres que restam do teatro de marionetas siciliano, Opera dei Pupi, que o inicia nesta arte de marionetas impar e singular da Sicília.

 

A Sicília não é estranha à tragédia e às histórias trágicas, tendo sofrido inúmeras conquistas na sua longa história. Como ouvimos no início do filme, o siciliano não pensa nas coisas boas que a vida pode trazer, mas na más. Dividido em três partes (Cinza, Argila e Sal), Paska dá aos espetadores um olhar sobre rica história das marionetas sicilianas, acompanhando John Turturro, enquanto este aprende com Mimmo Cuticchio. Paska intercala a investigação de Turturro da sua ascendência cultural com segmentos da sua relação com Cuticchio, e os seus esforços de preparação do projeto de um futuro filme.

 

Filmado durante os preparativos do Dia dos Mortos, este documentário mágico e realista foi realizado pelo colaborador de longa data de Turturro, Roman Paska, um marionetista de renome mundial. O filme é, simultaneamente, uma homenagem à arte de contar histórias, e o retrato de uma Sicília pouco conhecida do mundo exterior, transportando os espetadores para um outro mundo, intemporal.

 

"Simples, despretensioso... pungente e sincero." - Hollywood Reporter

 

"Uma oportunidade rara e encantadora de vislumbrar a Sicília." - About.com

 

"Encantador." - Variety

 

"Enche os olhos e comove o coração." - Newcity

 

"Um documentário muito bonito." - La Repubblica


BIO
O nova-iorquino Roman Paska é realizador, escritor, encenador e marionetista. Ocupa um lugar extremamente importante no teatro de marionetas contemporâneo, integrando, frequentemente, vídeo e marionetas em produções que ganharam numerosos prémios internacionais. Os seus espetáculos foram apresentados sob duas designações, Theatre for the Birds e Dead Puppet, e incluem "The End of the World", "God Mother Radio", "Dead Puppet Talk" e "Schoolboy Play", uma encomenda de Linz '09 Capital Europeia da Cultura, que foi apresentado no FIMFA Lx10 no Teatro Nacional D. Maria II. Encenou "Dreamplay", de August Strindberg, com marionetas para a comemoração do seu centenário no Stockholm Stadsteater, e foi diretor do Institut International de la Marionnette, em França. O seu documentário "Rehearsal for a Sicilian Tragedy", com John Turturro, estreou no Festival de Veneza em 2009 e, desde então, foi exibido no Hamptons Film Festival, Lincoln Center e BAM, entre outros.

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Escrito por: Roman Paska, John Turturro Com: John Turturro, Andrea Camilleri, Mimmo Cuticchio, Donatella Finocchiaro, Gioacchino Lanza Tomasi di Lampedusa, Vincenzo Pirrotta Montagem: Michael Berenbaum, Rick Derby Música: Giovanni Sollima Diretor de fotografia: Marco Pontecorvo Diretora de arte: Donna Zakowska Produzido por: Giuliana Del Punta, Bruno Restuccia, John Turturro

 

 

x