PRÓXIMA ANTERIOR

Whalley Range All Stars (Reino Unido)

YE GODS

 

MUSEU DE LISBOA - PALÁCIO PIMENTA

11 e 12 de maio às 11h e 16h (sáb, dom)

 

Estreia Nacional

ENTRADA LIVRE

Técnica: Teatro de objetos Idioma: Sem palavras Público-alvo: +4 (A classificar pela CCE) Duração: 30 min.

 

A maquete de uma cidade ocupa uma área com cerca de 5 metros de diâmetro... parece uma cidade verdadeira, cheia de ruídos, movimento e vida.

 

Três performers ocupam-se dos acontecimentos como se fossem deuses responsáveis pelo destino e dão gradualmente vida a esta cidade em miniatura, com humor e inteligência, recorrendo a efeitos visuais impressionantes, a objetos que são colocados dentro de edifícios e que ativam engenhosos efeitos sonoros. 

 

Os sinos da igreja tocam, uma fábrica entra em ação, há festa e canções num bar, os cães não param de ladrar com os sinos da igreja e a corrida frenética para o trabalho gera as frustrações habituais... 

 

No entanto, nem tudo são rosas neste mundo. Os "deuses" não estão totalmente no controle de tudo o que montaram. Subitamente, acontece uma cena de destruição provocada por um nocivo padrão climático. Mas nem tudo está perdido, algo renasce desta área de desastre em miniatura e o ciclo continua.

 

Ye Gods é uma instalação visual e sonora, sarcástica e cheia de humor, com atos aleatórios de ternura, erupções de irresponsabilidade e um apocalipse em miniatura... para ver em família!


"Apresentações inteligentes, cheias de humor e surreais... os sempre excelentes Whalley Range All Stars." - The Guardian

 

BIO

Whalley Range All Stars: 37 anos de experiências imaginativas onde menos se espera - teatro de rua em digressão no Reino Unido, Europa e no mundo.
Os Whalley Range All Stars são reconhecidos como uma das principais companhias de teatro de rua do Reino Unido. Conseguem sempre espantar-nos com as suas criações inesperadas, ao criarem novas perspetivas com a utilização de contrastes bizarros, colocando elementos maiores do que o normal em contextos quotidianos. O resultado é um ambiente divertido e surpreendente, construído sobre a curiosidade e a participação do público.
Edward Taylor e Sue Auty criaram os WRAS em 1982, após terem trabalhado com os Dogtroep (Amsterdão) e Horse & Bamboo (Lancashire).
Desde então, a companhia já criou mais de setenta espetáculos e instalações, apresentados para centenas de milhares de pessoas em vinte e seis países e nos cinco continentes. Também já se apresentaram várias vezes no FIMFA, sempre com grande êxito junto do público de todas as idades.
"A alegria de trabalhar ao ar livre é que podemos conviver com o público de várias maneiras. Ainda há muito a fazer."

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Ideia e conceção: Edward Taylor, Sue Auty Cenografia e construção: Bryan Tweddle, assistido por Peadar Long, Steven Gumbley Música e universo sonoro: Clive Bell, Matt Wand Interpretação: Sue Auty, Edward Taylor, Peter Finegan Construção adicional e pintura: Edward Taylor, Sue Auty, Vanessa Card Agradecimentos: Nick Mitchell Apoio: Arts Council England Apoio ao desenvolvimento do espetáculo: Boo, Waterfoot e Newbury 101 Creation Space

x