VOLTAR PRÓXIMA

Documentário FIMFA: 15 Anos Online

Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

Lisboa

Surpresa! A Tarumba disponibiliza durante uma semana o documentário “FIMFA: 15 Anos a Atarantar”, para assinalar Maio, o mês do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.

 

Estava previsto celebrar as 20 edições do FIMFA, entre 7 a 24 de Maio. Tínhamos preparado um leque excepcional de espetáculos para partilhar com vocês, o nosso público, e com os nossos parceiros, mas a vida trocou-nos as voltas, bem como a todos.

 

No dia 7 de maio teria lugar a abertura do FIMFA Lx20, no Teatro Nacional D. Maria II, com o espetáculo “The Great He-Goat”, da companhia Mossoux-Bonté.

 

Neste período de confinamento, convidamos-vos a verem este documentário, que estreou no São Luiz Teatro Municipal, no dia 21 de Março de 2016, Dia Mundial da Marioneta.

 

Continuamos optimistas, porque queremos voltar ao palco, que é o nosso lugar!

 

FIMFA: 15 ANOS A ATARANTAR

 

Link (disponível até 14 de Maio): https://bit.ly/2W65Yno 

 

Há demasiadas almas de madeira para que não se amem as personagens de madeira que têm uma alma. 

-Jean Cocteau

 

Um documentário sobre o FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas e a companhia A Tarumba, com entrevistas de Luís Hipólito e testemunhos de colaboradores, jornalistas e marionetistas.
Desde 2001, o FIMFA afirmou-se como um dos mais importantes festivais internacionais do teatro de marionetas contemporâneo, mas também revelou companhias e técnicas tradicionais que não devem ser esquecidas. A Tarumba, criada em 1993 por Luís Vieira e Rute Ribeiro, responsáveis pela direção artística do FIMFA, significa atarantar, estontear, atordoar, maravilhar...
As viagens, os espetáculos, vários depoimentos, o público, a organização de um festival, as dificuldades, os sonhos. A arte do movimento e os seus criadores.
“São quinze anos de muitas histórias e ainda mais espetáculos. Aquela que agora se vai recontar tem vários fios, mas há quinze anos que são as marionetas que nos guiam. FIMFA - 15 Anos é a história de um festival que mudou o nosso modo de olhar para as marionetas. Foram quinze anos a construir um festival mas, mais do que isso, uma relação de intimidade entre Lisboa e o maravilhoso e enigmático mundo das marionetas.”

 

Realização: Lionel Balteiro Coordenação editorial: Luís Hipólito Direção de produção: Ana da Silva Rodrigues Direção de fotografia: Lionel Balteiro Produção: Paulo Galvão, Cristina Alves Operador de imagem: Lionel Balteiro Operador de som: Luís Silveira Pós-produção e grafismo: Mínima Ideia Edição: Lionel Balteiro Pós-produção áudio: Luís Silveira Produção: A Tarumba - Teatro de Marionetas e Mínima Ideia Idioma: Português, com legendagem em inglês (homemade)
Documentário, 53m, 2015