A Tarumba (Portugal)
CABEÇUDOS COM TWIST
9 de maio das 18h30 às 20h30 (qui)
Especial Abertura FIMFA Lx19
Técnica: Cabeçudos Idioma: Sem palavras Público-alvo: Para todos (A classificar pela CCE) Duração: Várias intervenções
Cheios de Twist e com muita pinta,
que equipa tão distinta!
Estão prontos para FIMFAR,
sem parar, sem parar,
mas sempre com muita classe!
Os Cabeçudos com Twist voltam ao FIMFA!
Foi no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho que se estabeleceu em 2018, a parceria entre a Escola Artística António Arroio e A Tarumba, e que as que as ideias dos alunos do 12º F (Produção Artística | Realização Plástica do Espetáculo) começaram a tomar forma, com os loucos anos 20 como tema.
BIO
Tarumba significa atarantar, estontear, atordoar, maravilhar... palavras que exprimem o sentimento geral da companhia em relação às artes da marioneta.
A Tarumba - Teatro de Marionetas foi criada em 1993 com os objetivos de desenvolver um trabalho de grande qualidade técnica e artística, bem como trazer uma constante inovação ao Teatro de Marionetas em Portugal.
A companhia é responsável pela programação e produção anual do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, que recebeu o Prémio da Crítica de Teatro 2010 pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. No âmbito do festival, os diretores artísticos da companhia, Luís Vieira e Rute Ribeiro, receberam o Prémio Personalidade 2013, inserido no Prémio Nacional Multimédia, atribuído pela APMP - Associação Multimédia.
Desde 1993 foram encenadas peças de autores como Christopher Marlowe, Federico Garcia Lorca, William Shakespeare ou Bertolt Brecht, entre outros. As qualidades técnicas e artísticas do projeto têm sido admiradas, não só em Portugal, mas também em países como França, Espanha, Reino Unido, Dinamarca, Argentina, Brasil, República Checa, Eslovénia, Eslováquia, Índia, Paquistão, Hungria, Suécia ou Turquia. No World Festival of Puppet Art (Praga), a companhia obteve o Prémio de Melhor Dramaturgia, e a nomeação para o prémio de melhor manipulação. Em 2013 o espetáculo “Mironescópio” foi apresentado na secção IN do Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes de Charleville-Mézières.
A Tarumba realiza, desde a sua formação, ateliês experimentais em torno das artes da marioneta e das formas animadas, dirigidos especificamente a formadores, profissionais do espetáculo ou público infantil. Trabalho realizado em Portugal e internacionalmente.
O CAMa - Centro de Artes da Marioneta é o espaço de residência da companhia e um centro de desenvolvimento de projetos, onde se integra o Projeto Funicular, um programa de formação composto por workshops internacionais que reúne diversas disciplinas artísticas, permitindo o encontro da marioneta com as outras artes.
Ao longo destes 26 anos de atividade, para além de toda a experiência adquirida, a Tarumba criou um acervo artístico importante. O seu espólio, constituído por marionetas da companhia, marionetas “históricas”, teatros de papel (originais do século XIX e princípios do século XX), livros sobre teatro, especialmente sobre teatro de marionetas, fotografias, programas e cartazes, está presente no CAMa.
FICHA ARTÍSTICA
Direção artística: Luís Vieira, Rute Ribeiro Performers: Ana Amorim, Carlos Alberto Oliveira, Célia Jorge, Maria Pato, Rita Silva Construção: Projeto Escola 2018 - Parceria FIMFA / A Tarumba - Escola Artística António Arroio - Carla Rosa, Isabel Moniz, João Rapaz (equipa pedagógica da disciplina de Projeto e Tecnologias 12º F), Catarina Martins, Cecília Jones, Gonçalo Lazana, Helena Soares, Inês Guedes, Inês Duarte, Maria Pato, Maria Pereira, Mariana Charuto, Pedro Macedo, Raquel Paixão, Rita Silva, Xavier Salvador (Alunos) Fotografia: Alípio Padilha Estrutura Financiada por: República Portuguesa - Ministério da Cultura / DGArtes