Descon'FIMFA Lx20
Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
5 de Agosto a 5 de Setembro
Edição Especial de Verão
Os objetos como mapas de memória para encontrar o futuro e pensar o nosso tempo.
“Os nossos objetos podem falar por nós, quando já cá não estivermos. Ou quando nos recusamos a falar, ou por muitas outras ausências. Então porque não poderíamos nós falar por eles?”
-Shaday Larios, Oligor y Microscopía Teatro
Num ano diferente: um outro FIMFA.
Trabalhámos durante meses num programa que celebrava em maio os 20 anos do FIMFA, mas 2020 tinha outros planos para todos nós. Com a pandemia o mundo parou. Mas era impossível continuar parado. Este ano vamos realizar uma edição única, irrepetível, assim o desejamos, o Descon’FIMFA, edição especial de verão.
Esperamos fazer a festa em 2021 com a edição FIMFA Lx20+1.
O Descon’FIMFA Lx20 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas realiza-se em Lisboa, de 5 de agosto a 5 de setembro, uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.
Durante um mês e com o destaque na criação portuguesa, irão passar pelo Teatro do Bairro, Teatro Taborda e Castelo de S. Jorge, oito projetos de quatro nacionalidades, Portugal, Espanha, México e Bélgica. O período de apresentações foi alargado para permitir um maior número de público e serão respeitadas todas as regras de segurança.
Nesta edição com um outro formato, o FIMFA apresenta-se a desconfinar, junto dos seus espectadores. É o resultado do desejo do encontro com o público, da partilha de universos extraordinários, de criadores que não conseguem parar de imaginar outros mundos. A vida fica lá fora por instantes.
Este conjunto de espetáculos fala de paisagens que alimentamos no nosso imaginário e que já não existem, turismo de massas, desagregação social, risco, medo do futuro, democracia, memória, amor e morte, mas também de mundos ideais, tentativas de reconstrução do imaginário coletivo e de aprender a viver de novo. Um programa inédito, onde os objetos ganham protagonismo e nos ligam à emoção e à humanidade que os rodeia.
O Descon’FIMFA tem o apoio da República Portuguesa / Ministério da Cultura - Direção-Geral das Artes, a parceria estratégica com a Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC, para além das parcerias com o Castelo de S. Jorge, o Teatro do Bairro e o Teatro da Garagem/Teatro Taborda, entre outros.
O FIMFA é um espaço de reflexão sobre o teatro de marionetas contemporâneo. Tornou-se num dos mais importantes pontos de encontro internacionais do teatro de marionetas contemporâneo, afirmando-se, desde 2001, como um espaço de programação inovadora e alternativa, que se desenrola a partir de critérios rigorosos de qualidade e reconhecido mérito artístico. Um projeto multidisciplinar de dimensão internacional, empenhado desde a primeira edição na promoção, divulgação e reconhecimento do universo das formas animadas.
DesconFIMFAmos, juntos!