VOLTAR PRÓXIMA

1.º Colóquio Internacional PuppetPlays

14 - 16 Outubro 2021

Université Paul-Valéry Montpellier 3

Escrita literária para marionetas na Europa Ocidental (séculos XVII-XXI) 

- Université Paul-Valéry Montpellier 3, Montpellier, 14 a 16 de outubro de 2021

 

Primeiro Colóquio Internacional do projeto europeu PuppetPlays

 

Este primeiro colóquio internacional centra-se sobre a contribuição de escritores, poetas, romancistas ou dramaturgos, para a elaboração de uma dramaturgia específica para marionetas.

 

A data limite de propostas é 30 de abril de 2021, estruturadas para uma comunicação de 20 minutos, com o envio de resumo em francês ou inglês, de 300 a 500 palavras, acompanhado de uma nota biobibliográfica e contactos, que devem enviar para os seguintes e-mails:

didier.plassard@univ-montp3.fr e carole.guidicelli@univ-montp3.fr. 

Línguas de trabalho: francês e inglês.

As respostas da comissão organizadora serão comunicadas em junho de 2021.

 

"De Johann Wolfgang von Goethe a Ramón del Valle-Inclán, de Charlotte Charke a Liliana Ugolini, de Alain-René Lesage a Ernst Toller, de Alfred Jarry a Italo Calvino, de Gerhart Hauptmann a Howard Barker, de Lewis Carroll a Marion Aubert, de Salvador Espriu a Tankred Dorst, de Federico García Lorca a Thomas Bernhard, de António José da Silva a Liliane Atlan, de Paul Claudel a Nelly Sachs...

 

Centenas de escritores na Europa, alguns bem conhecidos, outros nem tanto, escreveram ou escrevem para marionetas. Alguns, como Ben Jonson, Henry Fielding, Restif de la Bretonne, Massimo Bontempelli, Arthur Schnitzler, Luigi Pirandello, Heiner Müller, incluíram cenas para marionetas nas suas peças para atores e atrizes. E durante meio século, seguindo os exemplos de Dario Fo, Armand Gatti e François Billetdoux, muitos dramaturgos planearam reunir artistas ao vivo e figuras animadas nas suas obras.

 

No entanto, o que significa, concretamente, 'escrever para marionetas'? Que imagens concretas deste instrumento teatral são desta forma convocadas e para que fins? Quais são os processos de trabalho utilizados neste caso? Que constrangimentos específicos - ou, pelo contrário, que liberdades sem precedentes - são descobertas nesta ocasião? (...)."

 

Podem ver todas as informações em:

https://puppetplays.www.univ-montp3.fr/fr/evenements/premier-colloque-international-puppetplays