PRÓXIMA ANTERIOR

Kosmos Theatre (Lituânia)

THE DILETTANTE (*WHO DREAMT OF AN ANGEL)

 

ESCOLA DO LARGO

28 e 29 de maio às 19h30 (ter, qua)

Estreia absoluta

 

⇨ COMPRAR BILHETES     Bilhetes: 8€ (preço único)

Técnica: Objetos, vídeo mapping Idioma: Algumas palavras em francês e inglês Público-alvo: +12 (a classificar pela CCE) Duração: Aprox. 40 min. 

No âmbito do Projeto Europeu IMPULSE! New Focus on Puppetry & Visual Theatre

 

Um espetáculo audiovisual a solo em um ato, que mergulha no mundo surreal da obra artística de Jean Cocteau.

 

 

Jean Cocteau é uma personalidade complexa, cujo diletantismo em diferentes campos artísticos flui como fragmentos de um mundo poético particularmente rico - incompleto, imperfeito, precipitado e corajoso, que não se assemelha a mais nada.

 

Foi dramaturgo, poeta, pintor, romancista, designer gráfico, empresário musical, empresário de boxe, viciado em ópio, inimigo de André Breton, mas muito amigo de Igor Stravinsky, Marcel Proust, do Prémio Nobel André Gide, de Pablo Picasso ou de Erik Satie.

 

O suicídio do pai, a influência do catolicismo e do surrealismo, os paralelismos entre o boxe e o balé, a dependência do ópio, a viagem à volta do mundo, as amizades com os mais extraordinários artistas da época e as obras de arte, a poesia, o drama, a prosa, o cinema, o teatro, a música - são estes os principais temas da vida de Cocteau, que são o foco de uma narrativa audiovisual desenvolvida num processo criativo laboratorial.

 

The Dilettante improvisa livremente sobre motivos gráficos e pinturas de Jean Cocteau, poemas ou romances, como "Ópio", "O Livro Branco", a peça de teatro "A Voz Humana", os seus filmes "O Sangue de Um Poeta" e "O Testamento de Orfeu", para além da sua biografia.

 

Este espetáculo foi criado com base nas soluções técnicas e criativas descobertas durante os workshops do Kosmos LAB, que decorreram anualmente desde 2019.

 

 

"O material da performance torna-se no próprio Cocteau, entendendo-o, não apenas como um artista interdisciplinar, mas também como uma montagem antropomorfizada de diferentes meios e disciplinas. Neste espetáculo, todos os componentes do palco fazem parte da personalidade de Cocteau. Dividindo estas disciplinas (cinema, objetos surreais, música, literatura, moda, etc.) e atribuindo-as a cada membro da equipa criativa, o nosso objetivo foi decompor esta montagem em suportes separados e voltar a montá-los em novas peças contemporâneas. Com uma equipa incrivelmente talentosa, procurámos encontrar ligações indiretas, paralelismos, paradoxos poéticos que estabelecessem uma relação simbólica entre temas, sons, imagens e símbolos que nada têm a ver uns com os outros, fora deste mundo surreal. Trabalhámos em pequena escala, para podermos combinar media art, música, animação, representação, cinema, objeto cenográfico mecanizado, textos, teatro de marionetas e de objetos, espaço sonoro e outros instrumentos de teatro contemporâneo." - Žilvinas Vingelis, encenador e dramaturgo

 

BIO

Kosmos Theatre é uma companhia independente lituana que se concentra na combinação de formas de teatro clássico com tecnologias da ciência contemporânea. Criada em 2012, a equipa criativa procura novas formas artísticas. Ao reunir jovens artistas e fornecer-lhes plataformas criativas e educativas, a companhia começou a ultrapassar os limites com o objetivo de se tornar um centro de experiências de arte contemporânea na Lituânia. A partir de 2020, ao entrar numa nova década, a companhia move-se por um novo manifesto, KOSMOS, criado pelo diretor artístico Žilvinas Vingelis e pelo produtor Darius Vizbaras.

 

IMPULSE! New Focus on Puppetry and Visual Theatre  / Novo Foco nas Artes da Marioneta e Teatro Visual - Projeto financiado pela União Europeia, com três Instituições parceiras da Finlândia, Lituânia e Portugal: Aura of Puppets, Kosmos Theatre e A Tarumba. Este projeto visa promover o teatro contemporâneo de marionetas e teatro visual, com o apoio à criação, formação e circulação de obras e artistas europeus.

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Encenação e dramaturgia: Žilvinas Vingelis Intérpretação: Airida Gintautaitė Cenografia: Neringa Keršulytė Compositor: Andrius Šiurys Videasta: Tomas Stonys Engenharia: Deividas Dzikevičius Desenho de luz: Vilius Vilutis Coreografia de marionetas: Eugenijus Slavinskas Produção: Darius Vizbaras Fotografias: Tomas Kelertas

www.kosmostheatre.com

x