PRÓXIMA

Oligor y Microscopía (Espanha-México)

LA MELANCOLÍA DEL TURISTA

 

TEATRO DO BAIRRO

5 a 8 de agosto às 21h30 (qua a sáb)

8 e 9 de agosto às 19h (sáb, dom)

Bilhetes: 8€ / 6€ (se comprar 3 ou mais bilhetes para os espetáculos no Teatro do Bairro). +info

Espetáculo de Abertura do Descon'FIMFA Lx20

Estreia Nacional

BILHETEIRA ONLINE

Técnica: Teatro de objetos documental Idioma: Espanhol Público-alvo: +12 (A classificar pela CCE) Duração: 80 min.

 

Quantos segundos são necessários para criar e perder um paraíso? 

Um delicado teatro-cinema leva-nos numa viagem em torno da vida secreta dos objetos, das paisagens e dos paraísos perdidos.

Um trabalho de campo realizado em destinos turísticos, atualmente em decadência, deu lugar a uma pesquisa cénica sobre o conceito de paraíso. 

Jomi Oligor, dos Hermanos Oligor (Espanha) e Shaday Larios, da Microscopía Teatro (México), regressam ao FIMFA com a sua linguagem singular, construída com objetos, mecanismos e miniaturas. Imperdível!

Uma viagem em torno da vida secreta dos objetos, das paisagens e dos paraísos perdidos. A visão de algo que já não existe ou que nunca existiu. Um estado de coisas que se desvanece com o tempo e que por vezes é revivido com o que ficou na nossa memória. Quantos segundos são necessários para criar e perder um paraíso?

 

La Melancolía del Turista é uma análise de momentos e objetos, através dos quais se cria a ideia de um paraíso na nossa imaginação. Surgiu a partir do trabalho de campo realizado em vários destinos turísticos, atualmente em declínio, nos quais foram recuperados e reunidos vestígios que falam da ascensão e queda desta fantasia mental.

 

Oligor y Microscopía levam-nos numa viagem intimista ao interior das próprias viagens. Um cenário em pequena escala, onde coisas aparecem e desaparecem no meio de pequenas tremulações de luz: sombras, imagens analógicas, mecanismos frágeis, miniaturas de papel e de lata. Um delicado teatro-cinema, um jogo de sonhos cuja inventividade poética nos leva instantaneamente ao tempo em que todos os nossos brinquedos estavam vivos.

 

La Melancolía del Turista é uma galeria de imagens do que permanece por trás da intensidade de uma paisagem sublimada que já não existe ou que nunca existiu, de um corpo que se desvanece no tempo e que apenas revive através do que resta na nossa memória. Mas a melancolia é também um estado de espírito suspensivo, que acompanha os momentos de exceção, uma força ativa que nos leva ao desejo de reinventar e de nos reinventarmos, nos períodos em que se quebra a inércia das coisas.

 

Jomi Oligor, dos Hermanos Oligor (Espanha) e Shaday Larios, da Microscopía Teatro (México) regressam ao FIMFA com a sua linguagem singular, construída com objetos, mecanismos e miniaturas. Ficção e realidade misturam-se para criar um discurso repleto de criatividade e delicadeza.

 

“Os detectives melancólicos: Jomi Oligor e Shaday Larios investigam em La Melancolía del Turista a vida secreta dos objetos, das paisagens, dos paraísos perdidos (...). La Melancolía del Turista faz-nos ver lugares que foram ou tentaram ser paraísos, como Acapulco, e que, pouco a pouco, se transformaram em fantasmas, engolidos pela decadência, mas sem nunca perderem o seu estranho brilho. A máquina poética do casal faz desfilar fotografias, cartões postais, brinquedos, miniaturas, sombras chinesas e música que brota em sussurros, ao anoitecer, como uma leve brisa. Objetos e meias-luzes de um verão desaparecido, mas eterno: não se chega a saber o que é vivido e o que foi inventado por eles. 
O teatro desta dupla é uma joia delicada de cerimónias íntimas (..).”

-Marcos Ordóñez, El País

 

“Um espetáculo delicado e meticuloso, em busca de objetos-documentos, de utensílios vivos, de materiais e artefactos que estimulam a imaginação a viajar por mundos desconhecidos. Uma delícia.”
-Francesc Massip, Recomana.cat

 

“No seu novo espetáculo, mergulharam no tema do turismo, nas construções mentais que se formam perante a expectativa de viajar, nas ilusões, nas antecipações, nas imagens construídas por quem vai conhecer um novo lugar. Impressões que mais tarde, pouco ou nada têm a ver com o que é encontrado, produzindo uma melancolia daquilo que é imaginado, da ilusão.”
-Culturplaza

 

BIO

Duas companhias que o FIMFA tem apresentado e seguido o seu trabalho. Oligor y Microscopía faz a sua pesquisa no campo do teatro de objetos documental, autómatos, mecanismos e miniaturas. Surgiu em 2013 da união de Jomi Oligor (Hermanos Oligor, Espanha) e Shaday Larios (Microscopía Teatro, México), depois de se conhecerem num festival em São Paulo e perceberem que o seu trabalho seguia caminhos paralelos. Ambos partilhavam um interesse especial por objetos, memória, miniaturas e fragilidade. Combinando uma visão plástica e uma dimensão mais reflexiva, trabalharam juntos em projetos como La Máquina de la Soledad, apresentado com grande êxito no FIMFA Lx15 (2015). 
Jomi Oligor fundou a companhia Hermanos Oligor que criou o mítico espetáculo Las Tribulaciones de Virginia, apresentado nas edições do FIMFA de 2005 e 2010. Este espetáculo premiado fez várias digressões por vários países e mais de 600 apresentações. Jomi é doutorado em Belas Artes pela Faculdade de Cuenca, Universidade de Castilla-La Mancha, e formado em Belas Artes pela mesma instituição.
Microscopía é um grupo-laboratório de investigação cénica centrado nas possibilidades criativas “da pequena escala”, dirigido por Shaday Larios e fundado em 2003, em Barcelona. Investiga as atmosferas intimistas, as sensações de ternura, a poesia das imagens e o enigma do insignificante. Microscopía Teatro procura criar projetos de inclusão social e de filosofia da cena através dos valores da miniaturização e das faculdades dissociativas do teatro de objetos. 
Shaday Larios é doutorada em Artes Cénicas pela Universidad Autónoma de Barcelona, onde se especializou em filosofia do teatro de objetos. Atualmente, dedica-se à pesquisa-criação do teatro de objetos documental. Ganhou o Prémio Internacional de Ensaio Teatral CITRU-Paso de Gato-ARTEZ (2010) com o texto Cenários pós-catástrofe: filosofia cénica do desastre. É autora dos livros: Los objetos vivos. Escenarios de la materia indócil (Paso de Gato, 2018); e Detectives de objetos (La uÑa RoTa, 2019).
Jomi e Shanday fundaram ainda ‘El Solar. Agencia de Detectives de Objetos’, juntamente com Xavier Bobés, um projeto de práticas de território e cultura material, com o qual têm três casos resolvidos.

 

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Criação, construção e interpretação: Shaday Larios, Jomi Oligor Colaboração poética: Ángel Hernández Colaboração inventiva: Ivan Puig, Jordi Fondevila Colaboração musical e sonora: Suetszu & Jayrope Desenhos: Pepe Oligor Fotografias: Oligor y Microscopia, David Continente Coprodução: Oligor y Microscopía, Patronato Municipal de las Artes Escénicas y de la Imagen del Ayuntamiento de Zaragoza, Iberescena, Festival Grec de Barcelona, Le Parvis, Temporada Alta 2019 e Pyrenart Agradecimentos: Guillermina Delis Barrientos, Juan Obregón “El Peque”, L'animal a l'esquena, Taller 30_SMA, Jordi Fondevila, Yanisbel Martínez, Claudio e Charo, David Continente, Gilberto Esparza, Cabo San Roque, Violeta Gil, Lirio e Martín, Aitor, La uÑa RoTa e a todas as pessoas, paisagens e seres que permanecem nos instantâneos da melancolia

x