PRÓXIMA ANTERIOR

La Mue/tte (França)

LE FAUX-ORCHESTRE

 

MUSEU DE LISBOA - Palácio Pimenta

1 e 2 de junho às 11h30 e 16h30 (sáb, dom)

Estreia Nacional

 

⇨ ENTRADA LIVRE     Aconselhamos marcaçãoreservas@museudelisboa.pt

Técnica: Música, máscara, marioneta Idioma: Sem palavras Público-alvo: Famílias e público em geral, a partir dos 5 anos (A classificar pela CCE) Duração: 20 min.

 

Um concerto marionetístico para um músico e o seu duplo, numa fusão entre marionetas, máscaras e música com um sabor sul-americano, que deve ser escutado de olhos bem abertos!

 

 

Dois músicos estão sentados, de costas um para o outro. Um é verdadeiro e o outro é falso.

 

De um lado, um músico e o seu instrumento de cordas, o Ronroco. Do outro, um percussionista com um tambor, um prato e colheres de percussão sobre os joelhos. Qual deles é o verdadeiro?

 

Num dispositivo rotativo, que oferece uma visão de mais de 180°, os dois tentam um encontro impossível. Seguem-se, esquivam-se e provocam-se mutuamente até que acabam por se confundir e unir numa dança circular. Entre o original e a cópia, a realidade e a ilusão, a Faux-Orchestre prossegue a sua atuação, uma falsa milonga com verdadeiras colheres russas.

 

Através de uma rede de fios e roldanas, o corpo do músico e marionetista Santiago Moreno está ligado a um instrumentário que transporta às costas. Através deste sistema toca uma partitura rítmica com uma destreza incrível. Guitarrista de um lado, percussionista do outro, num espetáculo musical e físico absolutamente fascinante.

 

Santiago Moreno, o Homem-Orquestra, regressa ao FIMFA com uma nova proposta, após ter encantado o público na edição de 2016.

"Uma nova variação de L'Homme-Orchestre do músico e marionetista virtuoso argentino Santiago Moreno. Desta vez, ele funde-se com uma marioneta. Uma criação original." - Thierry Voisin, Télérama

 

 

BIO

Músico e marionetista de origem argentina, Santiago Moreno vive atualmente em França. É cofundador do grupo musical ítalo-argentino Aparecidos e da companhia de teatro de marionetas Dromosofista e tem colaborado com várias companhias francesas.

A companhia La Mue/tte foi criada em 2014 e é composta pela atriz e marionetista Delphine Bardot e Santiago Moreno. Caracterizam-se pelas suas criações de teatro visual e musical que dá voz ao corpo e aos objetos, para explorar as relações entre homens e mulheres, o poder e a violência.

Santiago continua as suas pesquisas em torno da dissociação do músico, em forte ligação com os princípios de manipulação necessários para um marionetista. Desenvolve o seu trabalho específico desde a conceção de formas mais intimistas até a grandes concertos de rua. As suas criações têm sido apresentadas por todo o mundo. Para além das suas criações a solo, Santiago Moreno é membro do trio internacional de homens-orquestras, Oktopus Orkestars, em colaboração com Martin Kaspar e Karl Stets.

La Mue/tte é convencionada pela Région Grand Est e está associada ao Mouffetard - Centre National de la Marionnette de Paris, de 2022 a 2025, e esteve associada ao LEM - Lieu d'Expérimentation Marionnettes de Nancy, de 2022 a 2024.

 

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Conceção e interpretação: Santiago Moreno Olhar exterior: Delphine Bardot, Juan Perez Escala Colaboração artística: Benoit Dattez Figurino: Daniel Trento Coprodução: Le Carreau - Scène Nationale de Forbach et de l’Est Mosellan Fotografias: Kalimba, Virginie Meigne Apoios: Le Sablier - Centre National de la Marionnette, Ifs et Dives-sur-Mer, Le Mémô - Lieu de Fabrique Artistique de Nancy

www.cielamuette.com

 

x