Seminário Online Ecoscenography & Sustainable practice in Puppetry and Performance
Projeto Europeu IMPULSE!
New Focus on Puppetry & Visual Theatre
No âmbito do Projeto Europeu IMPULSE! New Focus on Puppetry and Visual Theatre, vai ser realizado o Seminário Ecoscenography & Sustainable practice in Puppetry and Performance, a 13 de dezembro, organizado pela Aura of Puppets.
13 de dezembro de 2024 - 8h às 11h (hora portuguesa)
Esta apresentação e workshop explora a Ecocenografia e práticas sustentáveis na marioneta e na performance através do olhar de duas designers australianas, Bryony Anderson e Tanja Beer.
A designer e criadora australiana Bryony Anderson desenvolveu uma relação profunda com os materiais ao longo de quase três décadas de prática em marionetas e espetáculos. A sua abordagem pode ser descrita como frugalidade animista: utilizar recursos preciosos com cuidado e precaução, respeitando as suas propriedades. No seu trabalho com o Terrapin Puppet Theatre em lutruwita /Tasmânia, Bryony liderou uma transição para práticas de oficina sustentável. Através da análise de emissões, Bryony percebeu que a utilização de materiais é a ponta do icebergue no impacto ambiental teatral e tornou-se uma defensora da necessidade de repensar as formas tradicionais de conceber e produzir o trabalho construído para digressões.
O trabalho de Tanja Beer explora a aplicação criativa do pensamento ecológico ao design de espetáculos através do conceito da Ecocenografia.
A Ecocenografia é uma nova abordagem à produção teatral que procura dissolver as fronteiras aparentes entre artistas, materiais, audiências e o ecossistema mais alargado, expandindo a responsabilidade criativa e encorajando a reflexão sobre a forma como fazemos o trabalho e comunicamos através dele.
Durante a sessão, Tanja apresenta o conceito de ecocenografia (design ecológico para performances), em que os ciclos de cocriação (pré-produção), celebração (produção) e circulação (pós-produção) são integrados nos processos criativos. Vai convidar os participantes a explorar as ideias e práticas da ecocenografia e a gerar conversas e ideias que estimulem o debate sobre o futuro da cenografia num mundo em mudança climática. Bryony vai aprofundar os princípios do design, utilizando materiais recuperados e de baixo impacto, os desafios de transformar uma prática pessoal numa prática organizacional e a necessidade de uma mudança sistémica. Juntas, vão lançar um desafio imaginativo aos participantes e levá-los a uma investigação sobre design e cocriação com o conhecimento de materiais.
Como assistir ao Seminário
O seminário é gratuito e aberto a todos os interessados. O público-alvo são artistas e outros profissionais das artes do espetáculo interessados em práticas sustentáveis. O seminário será gravado e ficará posteriormente acessível na conta de Youtube do Projeto IMPULSE.
O seminário será realizado na plataforma Zoom.
Plano:
-8h às 9h30 (hora portuguesa) Apresentações
Bryony Anderson: Prática artística 30 min.
Tanja Beer: Abordagem “pracadémica” da conceção ecológica 30 min.
-Questões e debate 30 min.
-Intervalo 15 min.
-9h45-11h (hora portuguesa)
Workshop: Material-informed design in puppetry.
No âmbito do Projeto Europeu IMPULSE! New Focus on Puppetry and Visual Theatre, vai ser realizado o Seminário Ecoscenography & Sustainable practice in Puppetry and Performance, a 13 de dezembro, organizado pela Aura of Puppets.
13 de dezembro de 2024 - 8h às 11h (hora portuguesa)
Esta apresentação e workshop explora a Ecocenografia e práticas sustentáveis na marioneta e na performance através do olhar de duas designers australianas, Bryony Anderson e Tanja Beer.
A designer e criadora australiana Bryony Anderson desenvolveu uma relação profunda com os materiais ao longo de quase três décadas de prática em marionetas e espetáculos. A sua abordagem pode ser descrita como frugalidade animista: utilizar recursos preciosos com cuidado e precaução, respeitando as suas propriedades. No seu trabalho com o Terrapin Puppet Theatre em lutruwita /Tasmânia, Bryony liderou uma transição para práticas de oficina sustentável. Através da análise de emissões, Bryony percebeu que a utilização de materiais é a ponta do icebergue no impacto ambiental teatral e tornou-se uma defensora da necessidade de repensar as formas tradicionais de conceber e produzir o trabalho construído para digressões.
O trabalho de Tanja Beer explora a aplicação criativa do pensamento ecológico ao design de espetáculos através do conceito da Ecocenografia.
A Ecocenografia é uma nova abordagem à produção teatral que procura dissolver as fronteiras aparentes entre artistas, materiais, audiências e o ecossistema mais alargado, expandindo a responsabilidade criativa e encorajando a reflexão sobre a forma como fazemos o trabalho e comunicamos através dele.
Durante a sessão, Tanja apresenta o conceito de ecocenografia (design ecológico para performances), em que os ciclos de cocriação (pré-produção), celebração (produção) e circulação (pós-produção) são integrados nos processos criativos. Vai convidar os participantes a explorar as ideias e práticas da ecocenografia e a gerar conversas e ideias que estimulem o debate sobre o futuro da cenografia num mundo em mudança climática. Bryony vai aprofundar os princípios do design, utilizando materiais recuperados e de baixo impacto, os desafios de transformar uma prática pessoal numa prática organizacional e a necessidade de uma mudança sistémica. Juntas, vão lançar um desafio imaginativo aos participantes e levá-los a uma investigação sobre design e cocriação com o conhecimento de materiais.
Como assistir ao Seminário
O seminário é gratuito e aberto a todos os interessados. O público-alvo são artistas e outros profissionais das artes do espetáculo interessados em práticas sustentáveis. O seminário será gravado e ficará posteriormente acessível na conta de Youtube do Projeto IMPULSE.
O seminário será realizado na plataforma Zoom.
Plano:
-8h às 9h30 (hora portuguesa) Apresentações
Bryony Anderson: Prática artística 30 min.
Tanja Beer: Abordagem “pracadémica” da conceção ecológica 30 min.
-Questões e debate 30 min.
-Intervalo 15 min.
-9h45-11h (hora portuguesa)
Workshop: Material-informed design in puppetry.
