Ciclo de Conferências
CICLO DE CONFERÊNCIAS
AS ARTES DA MARIONETA - MEMÓRIA E IDENTIDADE
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Organização: CET - Centro de Estudos de Teatro & FIMFA, com a participação da Escola Superior de Educação de Lisboa
Coordenação: Catarina Firmo
⇨ ENTRADA LIVRE (sujeita à lotação da sala)
ARQUIVOS EM POTÊNCIA: TEATROS DE OBJETOS DOCUMENTAIS
Shaday Larios (México)
Faculdade de Letras - Sala C135.A
12 de maio das 14h às 15h30 (seg)
Os teatros de objetos documentais são observatórios da forma como cada objeto se torna um potencial arquivo. Praticam performatividades que vão do objeto ao documento, trabalham com as tensões entre memórias individuais e coletivas, com a política do subtil, e produzem a sua própria ideia poética e não institucionalizada do documento. Nesta conversa, apresentaremos as suas diferentes figuras e estratégias, que envolvem trabalho de campo com arquivos familiares, com objetos encontrados ou com diferentes comunidades.
BIO Shaday Larios é doutorada em Artes Cénicas pela Universidade Autónoma de Barcelona, onde concentrou a sua investigação na filosofia do objeto em cena. Codirige a companhia de teatro de objetos documental Oligor y Microscopía, com o seu parceiro Jomi Oligor (oligorymicroscopia.org). Cofundadora com Jomi Oligor e Xavier Bobès da El Solar. Agencia de Detectives de Objetos (agenciaelsolar.org). Autora dos livros Escenarios Post-catástrofe: Filosofía Escénica del desastre (2010), Los objetos vivos. Escenarios de la materia indócil(2018), Detectives de objetos (2019), Teatro de objetos documentales (2023). Coordena o Circuito de Memoria Material em diversos países, através do qual publicou seis obras de textos colaborativos em torno dos objetos como documentos.


AS ARTES DA MARIONETA E AS QUESTÕES DE GÉNERO
Como abordar questões de género nas artes da marioneta? Como discutir imagens corpóreas e poder, através das materialidades da marioneta? Duas conferências sobre esta temática, realizadas pelas investigadoras americanas Alissa Mello e Laura Purcell-Gates, da Universidade de Exeter do Reino Unido.
AS MULHERES NO PUNCH & JUDY
Alissa Mello (Estados Unidos)
Faculdade de Letras - Sala C135.A
26 de maio das 14h às 15h30 (seg)
No contexto deste Ciclo de Conferências, será também realizado o Workshop Performatividade de Género: Género, Imagem Corporal e Poder na Marioneta, dirigido por Alissa Mello, no dia 31 de maio (sáb), das 10h às 12h30. Mais informações aqui.

BIO Alissa Mello é artista de teatro e investigadora na Universidade de Exeter, financiada pela Marie Sklodowska-Curie Individual Post-Doctoral Research Fellow. As suas publicações incluem Women and Puppetry: Critical and Historical Investigations (2022 UNIMA-USA Nancy Staub Award e finalista do ATHE’s 2020 Excellence in Editing Award) com Claudia Orenstein e Cariad Astles, para além de colaborações em diversos livros e revistas. As próximas publicações são Race, Gender and Disability in Puppetry and Material Performance, coeditado com Paulette Richards e Laura Purcell-Gates, e Making Meaning with Puppets: Material, Performance, Perception, com Dassia Posner e Claudia Orenstein, ambos pela Routledge. Foi uma das fundadoras do grupo Inkfish, e atuou e coreografou com Theodora Skipitares, Anna Kiraly, Jane Catherine Shaw e Ishara Puppet Theater. De 2019 a 2022, foi diretora de produção do Sandglass Center for Puppetry and Theater Research. Editora da revista semestral da UNIMA-USA, Puppetry International, desde 2023.

MARIONETAS, MONSTRUOSIDADE E CORPOS NÃO-NORMATIVOS
Laura Purcell-Gates (Estados Unidos)
Faculdade de Letras - Sala C138.B
28 de maio das 14h às 15h30 (qua)

BIO Laura Purcell-Gates é leitora investigadora principal em Artes Performativas na BSU, cuja investigação explora atualmente a incorporação e a materialidade através da performance de objetos e materiais, incluindo objetos performativos em tecnologia. Projetos recentes incluem a investigação baseada na prática em marionetas, deficiência e humanidades médicas. Atualmente, está a desenvolver o projeto Objects Without Borders, que investiga o papel performativo de objetos na ligação entre pessoas, de diferentes fronteiras, limites e diferenças. Os seus artigos têm sido publicados em diversas revistas, como Research in Drama Education: The Journal of Applied Theatre and Performance (RiDE), Journal of Theatre, Dance and Performance Training, e Popular Entertainment Studies, e em livros, The Routledge Companion to Performance and Medicine, Monsters in Performance: Essays on the Aesthetics of Disqualification, Puppet and Spirit: Ritual, Religion and Performing Objects, Migration and Stereotypes in Performance and Culture, e Women and Puppetry: Critical and Historical Investigations. O seu projeto de investigação de 2011-2021, baseado na prática, que explora a marioneta e as humanidades médicas, The Depraved Appetite of Tarrare the Freak, foi financiado pelo Wellcome Trust e pelo Arts Council England.
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito de UID/00279:
Centro de Estudos de Teatro da FLUL
