VOLTAR

FIMFA Lx25

Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
8 de Maio a 1 de Junho de 2025

 

Marionetas microscópicas, viagens pictóricas ao corpo humano, robots aspiradores, clássicos da literatura com novos olhares, detetives de objetos, facas voadoras ou bailados clássicos que são reinventados, como A Sagração da Primavera, obra revolucionária de Stravinsky, com figurinos fascinantes que recriam insetos, ou O Quebra-Nozes de Tchaikovsky interpretado por bailarinos de vegetais?

Ciência, pintura, vídeo, literatura, tradição e contemporaneidade. Uma festa visual sem limites!

Em maio o FIMFA celebra 25 anos! 8 de maio a 1 de junho de 2025 = 25 dias FIMFA!

 

"O teatro de marionetas é uma forma que se reinventa constantemente e que atravessa, sem medo, as fronteiras de outras disciplinas artísticas. É uma expressão artística que transcende a classificação. Não é apenas uma forma, ou uma técnica, é uma maneira de ver as coisas, uma linguagem, um estado de espírito.” - Yngvild Aspeli - Plexus Polaire

 

A 25.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas realiza-se em Lisboa, de 8 de maio a 1 de junho, uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.

 

Em maio, o FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas celebra 25 anos e 25 edições. Um quarto de século a mostrar o que de melhor se produz nas artes da marioneta contemporânea, com artistas de todo o mundo, mas também práticas ancestrais que não devem ficar esquecidas, numa programação singular e irreverente, que tornou o FIMFA um dos mais importantes festivais internacionais.

 

Será que 25 anos simboliza a idade da razão ou de todas as possibilidades? Quatro palavras têm norteado este percurso: partilha, risco, tolerância e empatia. Temos desejos, sonhos, ideias e projetos, vontade e coragem, mas estes não parecem ser tempos para sonhadores. O mundo mudou. Precisamos de construir novos horizontes, recuperar a confiança, abrir a imaginação e deixarmo-nos levar pela beleza, pela poesia e pelo extraordinário. Celebrar o poder das artes da marioneta e de todos estes artistas que continuam a usar o seu poder para desafiar, inspirar e ligar-nos, sem fronteiras ou cores.

 

Esta edição celebra uma aventura artística e presta homenagem a todos os que partilham a sua criatividade, as suas preocupações, o seu engenho, o seu humor e as suas emoções connosco e com o público.

 

Durante 25 dias e com uma programação dirigida a todas as idades, com espetáculos de sala, de rua e de pequenas formas, Lisboa é novamente a plataforma internacional do teatro de marionetas e formas animadas. São vinte e quatro projetos e cerca de cem apresentações de reputadas companhias e criadores, e de novos valores, na sua maioria estreias nacionais, e uma estreia absoluta, oriundos de treze países: Bélgica, Canadá, Chéquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, México, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suíça.

 

O FIMFA Lx25 decorre em dez locais: São Luiz Teatro Municipal, LU.CA - Teatro Luís de Camões, Teatro Variedades, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Teatro Romano, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Casa do Comum, Biblioteca de Marvila e Cinemateca Portuguesa.

 

Criadores de várias latitudes, e sem medo de arriscar, partilham a sua visão do mundo, despertam emoções e questões, através de propostas artísticas multiformes e invulgares. Os artistas convidados jogam com os sentimentos, o que liga as pessoas, a sua relação com os sítios e os objetos. Observam o mundo. Mostram outras formas de ver e apreender o que está ao nosso redor.

 

A 25.ª edição tem o apoio da República Portuguesa / Ministério da Cultura - Direção-Geral das Artes, e envolve um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as coproduções com o Teatro São Luiz, o LU.CA - Teatro Luís de Camões, o Museu de Lisboa, ou com o Teatro Nacional D. Maria II, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Teatro do Bairro ou a Cinemateca Portuguesa, entre outros.

 

O FIMFA tem sido um espaço de discussão, formação e de reflexão sobre o teatro de marionetas contemporâneo. Para além da apresentação de espetáculos, são desenvolvidas atividades complementares, que incluem a realização de masterclasses, apresentação de filmes, encontros com os criadores, entre outras.

 

 

Sejam bem-vindos ao universo da arte do movimento e da imagem!