Limite Zero (Portugal)
PRÓXIMA ESTAÇÃO
22 de maio às 14h30 (qui) | 23 de maio às 14h30 (sex) - Escolas - Atenção, o horário de sexta-feira foi alterado
⇨ ENTRADA LIVRE (sujeita à lotação da sala) Informações e reservas: bib.marvila@cm-lisboa.pt
Técnica: Marionetas, vídeo Idioma: Português Público-alvo: +6 Duração: Aprox. 60 min.
Numa atribulada viagem de comboio, com paragens em lugares inusitados, embora relevantes na obra e biografia de Pessoa, vão entrando e saindo personagens nas várias estações. São heterónimos e semi-heterónimos. Reconhecemo-los pelas características físicas, psicológicas, especificidades linguísticas e através de textos poéticos. Estas personagens vão envolver-se em peripécias que só terminam quando a viagem chega ao fim e os dois primeiros passageiros a entrar no comboio e a sair dele, Fernando e Alberto, se apercebem que vivem na mesma rua, na mesma casa e no mesmo quarto.
A Próxima Estação combina marionetas, atores e um cenário inovador, com vídeo e música, num espetáculo criado a partir do universo poético de Fernando Pessoa e dirigido a um público escolar e familiar.
Com este projeto a companhia pretende continuar a dar a conhecer Fernando Pessoa aos mais novos, uma vez que ao ler a sua poesia, percebe-se o seu imenso potencial teatral, com a presença de personagens de grande dimensão cénica. Se há uma inequívoca complexidade nos seus escritos e no seu pensamento, há também muitos textos seus que são pueris, brincalhões e feéricos. Todos terão, aqui, uma oportunidade de conhecer um Pessoa mais descontraído e descomplicado.
"Queremos, com este projeto, criar um espaço privilegiado para aproximar o público de Fernando Pessoa, que construamos sentidos juntos.”

BIO
A Limite Zero Associação Cultural comemora vinte e dois anos em 2025. Assume-se como organismo cultural, voltado para a concretização de iniciativas em diversos domínios artísticos. A atividade estende-se à produção de espetáculos de teatro e de formas animadas, à produção de vídeo e também à formação. Desde 2003, a Limite Zero criou e produziu vinte e seis espetáculos de teatro de formas animadas e com esta nova produção pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido no fomento, investigação, valorização e promoção da cultural teatral, na sua manifestação de teatro de atores, objetos e formas animadas, área que têm vindo a pesquisar e a desenvolver e que estão no ADN do seu percurso artístico.

FICHA ARTÍSTICA
Encenação: Raul Constante Pereira Texto: Pedro Manana Música e sonoplastia: Carlos Adolfo Desenho de Luz: Pedro Vieira de Carvalho Cenografia, vídeo e modelação 3D das marionetas: Albano Martins Construção de marionetas e cenografia: Emanuel Santos, Inês Rosmaninho, Raul Constante Pereira Figurinos: Inês Mariana Moitas Assistência de Encenação: Raquel Rosmaninho Interpretação: Raquel Rosmaninho, Raul Constante Pereira, Pedro Manana Operação técnica: Emanuel Santos Produção executiva: Elena Castro Fotografias: Pedro Sardinha Apoios: FIMP - Festival Internacional de Marionetas do Porto, Encontro Internacional de Marionetas de Montemor o Novo, FIMFA - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas de Lisboa, Fundação GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas
