Exposição Acqua Alta - Crossing the Mirror
Adrien M & Claire B (FR)
⇨ TEATRO CAMÕES - Foyer
23 de Setembro a 31 de Outubro
Entrada Livre
Quintas e sextas, das 14h às 19h | Sábados e domingos, das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 16h30
Nos dias 7, 8, 9 e 10 de outubro a exposição estará encerrada.
O FIMFA Lx21 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas apresenta a exposição Acqua Alta - Crossing the Mirror
em coprodução com o OPART/Companhia Nacional de Bailado
Um livro pop-up, cujos desenhos e volumes de papel contam uma história, apenas visível em realidade aumentada.
Quando olhamos para as dez páginas duplas do livro Acqua Alta através de um tablet ou de um smartphone, estas transformam-se em pequenos palcos, onde se desenrola um bailado em miniatura, graças a uma aplicação especialmente concebida para este dispositivo.
Volumes brancos de papel e desenhos encontram-se na pureza gráfica e na simplicidade do preto e branco. A vida artificial de seres em miniatura que dançam num mundo marcado pelo imaginário da água.
Concebido, produzido e editado pelos mestres na arte de dar vida às imagens, Adrien M & Claire B, Acqua Alta conta a história de uma mulher, um homem e uma casa. Uma rotina diária absurda e cheia de discrepâncias. Mas num dia chuvoso e húmido, a vida vira-se do avesso: as águas sobem e inundam a sua casa num mar de tinta. A mulher escorrega e desaparece. Apenas o seu cabelo fica e ganha vida. A história de um desastre, único e universal. Sobre perder e procurar. Sobre como superar o medo do que é estranho e diferente.
Uma experiência sensorial fantástica, no cruzamento do teatro, da dança, da banda desenhada, da animação e dos videojogos.
Os tablets permitem descobrir a realidade aumentada escondida nos desenhos: basta apontar o ecrã para uma página dupla e a animação virtual ganha vida sobre o desenho. A realidade aumentada permite ao espectador olhar para o livro a partir de cima e entender o movimento e o espaço, para além de brincar com a perspetiva. Os desenhos a tinta preta são paisagens, os papéis dobrados que emergem das páginas são o espaço de atuação. A coreografia foi gravada com um dispositivo de captura de movimento, e as imagens virtuais (vento, mar, chuva) dão vida a estes mundos de sonho.
Fiel ao amor pelo movimento dos elementos da companhia, Acqua Alta é uma viagem ao imaginário da água, na esteira de projetos anteriores inspirados pelo imaginário do ar e do vapor. Na lagoa veneziana, "acqua alta" (literalmente "maré cheia") designa a submersão da cidade causada pelos picos das marés. O projeto Acqua Alta é composto por este livro, um espetáculo de teatro visual e uma experiência de realidade virtual.
Prémios:
- Prémio de Excelência na categoria Arte - 2021 Japan Media Arts Festival.
- Prémio Especial do Juri AR - NewImages Festival 2021.
- Prémio 2020 CITIC Press Lightening Selection na categoria de Experiência Interativa.
“Um livro pop-up maravilhoso - sim, apenas com papel branco e tinta preta - da companhia francesa Adrien M & Claire B. As dez páginas desdobram-se em diferentes cenas da história, mas a magia surge quando as visualizamos através de um tablet: duas silhuetas negras - versões em miniatura e captura de movimentos dos bailarinos Dimitri Hatton e Satchie Noro - emergem do papel e caminham e rodam para fora e para cima da página.”
-Sanjoy Roy, The Guardian
“Plasticamente belo e narrativamente poético.”
-Aurélien Martinez, Le Petit Bulletin
“Eles têm a arte e a forma de nos mostrarem miragens virtuais de uma tal beleza que nos deixam sem fôlego.”
-Télérama
Conceção e direção artística: Claire Bardainne e Adrien Mondot Design e desenho em papel: Claire Bardainne Design computacional: Adrien Mondot Música original: Olivier Mellano Interpretação coreográfica: Dimitri Hatton e Satchie Noro Desenvolvimento informático: Rémi Engel Engenharia de papel: Eric Singelin Script doctor: Marietta Ren Administração: Marek Vuiton Direção técnica: Alexis Bergeron Produção e difusão: Joanna Rieussec Produção: Margaux Fritsch, Delphine Teypaz Mediação e produção: Johanna Guerreiro Produção: Adrien M & Claire B Fotografias: Adrien M & Claire B, Romain Etienne - item Coprodução e apoios: Livro produzido pela companhia Adrien M & Claire B, coproduzido em França por LUX, scène nationale de Valence, com o apoio do fundo [SCAN] Auvergne-Rhône-Alpes. Foi também objeto de uma campanha de financiamento participativo Kickstarter. A companhia Adrien M & Claire B é convencionada por DRAC Auvergne-Rhône-Alpes, Région Auvergne-Rhône-Alpes e apoiada pela cidade de Lyon
BIO
A companhia Adrien M & Claire B foi fundada em 2011 por Claire Bardainne, artista visual, designer gráfica e cenógrafa, e Adrien Mondot, artista multidisciplinar, malabarista e especialista em informática. As suas criações estão no cruzamento das artes visuais e das artes performativas. Os seus espetáculos e instalações interativas exploram o corpo no centro das imagens, misturando dispositivos artesanais e digitais com a criação de ferramentas informáticas, desenvolvidas e adaptadas especialmente aos seus projetos. No foco da sua investigação está o ser humano e o movimento do corpo nas suas múltiplas ressonâncias, juntamente com a criação gráfica e digital, explorando a relação realidade/virtualidade. Desta forma, surge uma linguagem poética visual, que associa a imaginação, o real e o virtual, com infinitas perspetivas de exploração e experimentação, combinando o lirismo visual atemporal e fantástico com as ferramentas modernas digitais.