FIMFA Lx21
Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
4 a 23 de Maio
Em Maio, todos os caminhos vão dar ao FIMFA!
"O artista forja-se neste ir e vir perpétuo entre ele e os outros, a meio caminho entre a beleza que não pode dispensar e a comunidade da qual não pode separar-se." - Albert Camus
"As artes performativas têm uma grande importância na nossa sociedade, nas nossas relações sociais, no encontro com o outro. No entanto, tudo isto está a ser agora colocado em questão, e as novas soluções digitais podem sugerir que é mais fácil ver as coisas, sozinhos em casa. Isto é o oposto do que é o centro do nosso trabalho: indivíduos juntos numa sala, a viver algo no momento presente, no aqui e agora. Se tirarmos tudo, é a essência da nossa profissão que desaparece, a partilha. O público vem aos espetáculos para ver e experimentar algo com os outros. Esta situação destaca a força do que fazemos." - Yngvild Aspeli, Encenadora e Marionetista - Plexus Polaire
A 21.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas está prevista realizar-se em Lisboa, de 4 a 23 de maio, uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.
Resistir, recomeçar, renovar, reconstruir, reinventar - são as palavras-chaves para este ano. Ainda não será possível soprar as 21 velas ‘abraçados’, mas esperamos ansiosamente poder ver no palco, e ao vivo, os artistas darem vida a todo o tipo de objetos, criando universos fantásticos num percurso desenhado pela memória, mito, equilíbrio, engenho, superação e espanto.
Os tempos são incertos. Em 2020 o Festival teve de ser alterado e realizado num outro formato e período, o Descon’FIMFA, onde teve realce a presença portuguesa. Lançamos a programação com a sensação comum a todos: que estamos na corda bamba. Mas continuamos com esperança e esperamos poder realizar esta edição, onde mais uma vez serão cumpridas todas as normas de segurança.
Desta forma, convidamos-vos a acompanhar os vários percursos e visões dos exploradores contemporâneos das artes da marioneta. Teatro de imagens, de objetos, de figuras, de sombras, de luz, de marionetas: um teatro de todas as matérias - a marioneta para ver e pensar o mundo com um outro olhar.
A viagem inicia-se com uma criação inspirada num dos grandes clássicos da literatura, Moby Dick, com cinquenta marionetas, projeções de vídeo, uma orquestra submersa e uma baleia-marioneta em tamanho real. Daqui seguimos para Ambregris, que aborda o mito do ventre da baleia e a busca pelo âmbar-cinzento, e mistura Pinóquio, o capitão Ahab e Jonas, com marionetas de fios, de vara, de luva e sombras, num órgão de odores sintetizados ao vivo. Depois, surpreendemo-nos com a arte da queda em Optraken, num espetáculo incrível, entre o equilíbrio, o movimento e o poder de objetos de diferentes dimensões, que parecem ganhar autonomia. Em Chaika, um solo para uma atriz, e uma marioneta de tamanho humano, livremente inspirado em A Gaivota de Anton Tchékhov, observamos uma manipulação prodigiosa. Pelo caminho iremos ainda encontrar os Bonecos de Santo Aleixo com a sua irreverência pura! Mas ainda há outros caminhos a descobrir... Venham!
Durante vinte dias, Lisboa transforma-se na plataforma internacional do teatro de marionetas e formas animadas, mantendo a ‘tradição’ de mostrar o que de mais importante tem sido desenvolvido nesta área, com a apresentação de reputados criadores e novos valores em vários espaços: Teatro Nacional D. Maria II, São Luiz Teatro Municipal, LU.CA - Teatro Luís de Camões, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Cinemateca Portuguesa e Centro Cultural da Malaposta.
O FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas tornou-se num dos mais importantes pontos de encontro internacionais do teatro de marionetas contemporâneo, com a apresentação de reputados criadores mundiais, afirmando-se nacional e internacionalmente como um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa.
A 21.ª edição tem o apoio da República Portuguesa / Ministério da Cultura - Direção-Geral das Artes, e envolve um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as coproduções com o Teatro São Luiz, o Teatro Nacional D. Maria II, o LU.CA - Teatro Luís de Camões, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Teatro do Bairro, o Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, a Cinemateca Portuguesa, entre outros.
Coloquem a vossa máscara e sejam bem-vindos ao universo da arte do movimento e da imagem!