PRÓXIMA ANTERIOR

Agnès Limbos - Cie Gare Centrale (Bélgica)

Petites Fables

 

TEATRO DO BAIRRO

12, 13 e 14 de maio às 19h (qua, qui, sex)

Estreia Nacional

 

⇨ BILHETEIRA ONLINE     Bilhetes: 6€ a 10€ (com descontos)  +info

Técnica: Teatro de objetos Idioma: Algumas palavras em inglês, francês e espanhol Público-alvo: +8 (A classificar pela CCE) Duração: 50 min.

 

Quatro pequenas fábulas que são como um diário de viagem. Contos imaginários que se passam em diferentes países. Imagens fortes ilustram o estado do mundo: "Aqui, está tudo bem. Mas ali... não sei. Mas comigo, aqui, está tudo bem." A conceituada Agnès Limbos, a papisa do teatro de objetos, regressa ao FIMFA e mostra-nos o seu universo selvagem, onde reúne fantasia e realidade, crítica social, tragédia e humor há mais de 30 anos. Um teatro de objetos para saborear com satisfação.

Cada país tem o seu próprio estilo. Cada país tem a sua pequena fábula.

 

Uma viagem ao mundo em miniatura. É a história de um elefante em África capturado para um circo; é a história de uma mulher e de um homem que se amam numa grande cidade de betão, que logo será destruída; é a história de Arturo em Espanha, apaixonado por María, uma jovem enclausurada por uma mãe muito severa; é a história dos coelhos que fogem de um caçador e procuram refúgio junto de um veado nos Alpes: mas o que acontecerá se o veado não ouvir bater?... Para Agnès Limbos basta uma mesa montada sobre rodas para oferecer a jovens e a adultos uma imagem do mundo de hoje, cheia de humor e sem concessões.

 

Quando as coisas ficam fora de controlo uma grande faca é ‘plantada’ na mesa com um gesto de raiva, enquanto pequenos corações vibram em momentos de felicidade. Descobrimos: que os caçadores não têm escrúpulos. Que muitas vezes estão armados com uma faca. Que esta faca é usada para cortar, para dividir. Que um corte deixa sempre uma marca. Que esta marca não impede o sol de brilhar. Que quando o sol brilha, os corações incham. Que corações assim são muito fortes. Que esta força pode ser usada para enganar. Para sermos astutos com os caçadores. Um espetáculo que atinge o nosso coração com as suas facas bem afiadas.

 

Petites Fables é uma criação de 1998 e um espetáculo de antologia do teatro de objetos, que mantém mais do que nunca a sua atualidade.

Menção especial do júri em Huy, Rencontres Theatre Jeune Public, 1998; Coup de cœur de la presse em Huy, Rencontres Theatre Jeune Public, 1998; nomeado para o prémio Blikfelderprijs em Zurique, 2000.

“Perseguindo a sua abordagem de manipulação de objetos numa mesa de vivissecção social, Agnès Limbos entrega-se de todo o coração, dinamitando as ideias recebidas, usando o traço cruel do humor negro para denunciar as nossas inconsistências, a nossa estupidez, a nossa covardia. Tudo com a alegria lúdica de uma criança atrevida que gosta de saltar poças, sujar-se de tinta, transformar os brinquedos mais estereotipados em heróis de epopeias delirantes." 
-Vers l’Avenir

 

“Fiel aos seus mundos em miniatura, Agnès Limbos manipula as suas pequenas fábulas como um atirador de facas.

O alvo: os nossos corações que ela faz sangrar de felicidade!” 
-Le Soir

 

“Em quatro contos intransigentes, Agnès Limbos pinta um retrato do mundo de hoje. Não é rosa nem roxo, é neve e é sangue, antracite e betão, névoa e brisa, terra queimada. O humor supera o drama, a crueldade combina-se com a sabedoria óbvia.”
-Le Courriet de l’Escaut

 

BIO

Agnès Limbos é considerada “a papisa do teatro de objetos”. Nasceu em Huy, na Bélgica, e passou parte da sua infância em África. Estudou Ciências Políticas e Filosofia. Após um percurso autodidata, que incluiu o trabalho como marionetista no Thèâtre Toone em Bruxelas, e atriz no Théâtre des Jeunes de la Ville de Bruxelles, ingressou na escola de Jacques Lecoq em Paris. Depois de várias colaborações com muitas companhias e criadores fundou a Cie Gare Centrale em 1984, tendo-se especializado numa forma teatral particular: o teatro de objetos. A companhia, para além da criação de espetáculos, organiza formações, ateliês sobre teatro de objetos, participa em laboratórios internacionais e em residências de investigação com outros artistas deste tipo de linguagem teatral. Entre 2002 e 2008 produziu um festival bianual em torno do teatro de objetos em Bruxelas. Em mais de trinta anos a companhia criou um importante repertório, apresentado em todo o mundo. Desde a sua criação, os espetáculos têm sido distinguidos em numerosos festivais internacionais, e já foram apresentados em mais de vinte e cinco países. Agnès trabalha como autora, encenadora e professora, tendo lecionado na École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette, entre outras instituições, acompanhando jovens criadores no seu percurso artístico.
Os seus espetáculos já foram por diversas vezes apresentados no FIMFA, desde 2008, e dirigiu também três workshops no âmbito do Projeto Funicular, programa de formação internacional desenvolvido pela Tarumba. 
Agnès Limbos desenvolve uma abordagem pessoal como atriz-criadora. Através de uma linguagem visual em constante evolução, diverte-se a reunir, no universo por ela inventado, fantasia e realidade, tragédia e humor.

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Criação, encenação e interpretação: Agnès Limbos Com a preciosa colaboração de: Françoise Bloch Apoio na construção da cenografia - adereços e técnica no início da criação: Guy Thérache Assistência técnica no início da criação: Antoine Clette Apoio na construção de adereços - costura: Véronique Gihoul Figurinos: Françoise Colpé Fotografias: Alice Piemme, Guy Thérache Técnico: Nicolas Thill Agradecimentos: Didier Caffonnette, Natacha Belova, Mark Elst, Eddy Kreptowski, Anne-Marie Loop, Olindo Bolzan, Marie Kateline Rutten, Alain Moreau, Didier de Neck, Isabelle De Busschère, Samy, Joachim // Festival Des Pieds et des Mains de Genappe, La Courte Échelle de Liège, Centre Nerveux d’Ottignies, Centre Culturel du Brabant Wallon 

 

 

 

x