PRÓXIMA ANTERIOR

AS AVENTURAS DO PRÍNCIPE ACHMED

Realização: Lotte Reiniger (DE)

 

CINEMATECA JÚNIOR - SALÃO FOZ

15 de maio às 15h (sáb)

 

 BILHETEIRA ONLINE     Bilhetes: 1,35€ a 3,20€ (com descontos)  +info

1926, 69 min. / Mudo, intertítulos em alemão e legendas em português Público-alvo: +6

 

As Aventuras do Príncipe Achmed (Die Abenteuer des Prinzen Achmed) é um filme prodigioso inteiramente realizado com sombras chinesas. Um conto mágico, que se passa num país árabe, em que um belo príncipe parte num cavalo voador, que o leva a terras distantes e a aventuras mágicas, que incluem tornar-se amigo de uma feiticeira, encontrar Aladino, defrontar demónios e apaixonar-se pela princesa Pari Banu. 

 

É considerado a primeira longa-metragem de animação da história do cinema, tendo sido realizado em 1926 por Lotte Reiniger, que trabalhou em todos os seus filmes com as chamadas sombras chinesas, ou seja, silhuetas recortadas, inspirando-se nos teatros de sombras da Indonésia. O filme As Aventuras do Príncipe Achmed, baseado em contos de As Mil e Uma Noites, tornou-se uma obra fundamental na história do cinema de animação e do teatro de marionetas. Lotte levou o teatro de sombras para o cinema e conseguiu insuflar vida nas suas silhuetas, recortando-as e filmando meticulosamente cada um dos seus movimentos.

 

 

Nos seus filmes, sobre um fundo desenhado, com a paisagem ou os diferentes cenários, movem-se as personagens, que são todas mostradas como silhuetas. O que as obriga a estarem sempre de perfil e faz com que os seus vultos negros se destaquem nitidamente do fundo. As silhuetas são articuladas com pequenos fios de arame, como no teatro. O seu trabalho era feito de modo artesanal, com uma pequena equipa, em que a própria Lotte desenhava e recortava todas as figuras. Era um trabalho extremamente lento e minucioso. O seu marido, Carl Koch, fotografou todos os seus filmes, até à sua morte, em 1963. As Aventuras do Príncipe Achmed levou três anos a ser feito. Sabe-se que foram criadas 250 mil silhuetas de personagens para este filme, das quais cerca de 96 mil foram utilizadas.

 

A cineasta alemã Lotte (Charlotte) Reiniger (1899-1981), era apaixonada pelo teatro de sombras oriental e pela arte das silhuetas recortadas, tendo inclusive escrito sobre o teatro de sombras, salientando-se, por exemplo, o livro Shadow Theatres and Shadow Films. Foi a primeira mulher a destacar-se no cinema de animação e o seu legado incrível é constituído por dezenas de filmes com a técnica de animação de silhuetas, na sua maioria composto por curtas-metragens, baseadas principalmente em contos populares.

 

 

x