PRÓXIMA ANTERIOR

Teatro de Ferro & Teatro de Marionetas do Porto (Portugal)

MAIAKOVSKI - O REGRESSO DO FUTURO

 

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Luis Miguel Cintra

21 e 22 de maio às 20h (sex, sáb)

 

⇨ BILHTEIRA ONLINE    Bilhetes: 12€ a 15€ (com descontos)  +info

Técnica: Mista Idioma: Português Público-alvo: +16 (A classificar pela CCE) Duração: Aprox. 60 min.

 

Nesta cocriação entre o Teatro de Ferro e o Teatro de Marionetas do Porto, as companhias portuenses laboraram em conjunto para construir uma máquina-do-tempo em que se imagina uma tentativa de ressuscitar o grande poeta Maiakovski algures numa linha temporal alternativa. Aos habitantes desse tempo-da-máquina vamos chamar Os do Futuro.

Nesse tempo-do-teatro está em marcha um programa experimental de ressurreição humana. Maiakovski é um dos humanos do passado que Os do Futuro desejam conhecer. Envolvido neste teatro-do-tempo, o poeta da revolução acaba por ser apanhado numa das suas armadilhas. As coisas complicam-se, mas Os do Futuro não desistem do seu desígnio, pois a poesia e o teatro de Maiakovski estão cheios de mensagens que eles assumiram que lhes eram endereçadas.


Através desta ficção, talvez pouco científica e habitada por atores e marionetas, vamos (re)animar alguns objetos do complexo universo de Vladimir Maiakovski: imagens, poemas e fragmentos de peças da sua máquina-do-teatro. Artefactos em que descobrimos alguns traços inconfundíveis deste autor: a ruptura deliberada com as estruturas tradicionais e o diálogo sistemático (embora nem sempre pacífico) entre o ativismo político, o desejo amoroso, o trabalho da poesia e uma espécie de troca de correspondência constante com o futuro.

 

BIO

O Teatro de Ferro surgiu em 1999 com direção artística de Carla Veloso e Igor Gandra. A escolha deste nome, Teatro de Ferro, pressupõe uma noção de matéria primordial, resistente e ao mesmo tempo mutável: este processo de transformação continua a inspirar o grupo. O trabalho da companhia tem sido desenvolvido no campo do teatro de e com marionetas e objetos. É um projeto que assenta numa lógica de investigação em que a marioneta tem assumido um valor matricial, nas suas hibridações possíveis, tentadas e tentadoras. As relações, do corpo-intérprete com o objeto manipulado e a implicação de cada espectador na construção desta relação, são linhas de reflexão transversais à prática artística do TdF. O Teatro de Ferro tem sido apoiado, desde 2003, pelo Ministério da Cultura, Direção-Geral das Artes.
O Teatro de Marionetas do Porto nasceu em 1988. A prática teatral da companhia, revela uma visão não convencional da marioneta e o entendimento do teatro de marionetas como uma linguagem poética e imagética evocativa da contemporaneidade. Em 2013, a companhia inaugurou o Museu das Marionetas do Porto, sonho do seu fundador João Paulo Seara Cardoso (1956-2010) e em 2016, foi aberto o Pólo das Marionetas/Quinta de Bonjoia, através do qual a companhia tem realizado um forte trabalho de integração social com as comunidades locais.

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Texto: Vladimir Maiakovski Encenação, cenografia e sonoplastia: Igor Gandra Acompanhamento artístico: Isabel Barros Tradução e apoio à dramaturgia: Regina Guimarães Marionetas e objetos: Eduardo Mendes, Igor Gandra, João Pedro Trindade Percussões: João Pais Filipe Mistura e Masterização: José Arantes Interpretação: Carla Veloso, Eduardo Mendes, Micaela Soares, Rui Oliveira, Vítor Gomes Desenho de luz: Filipe Azevedo  Realização plástica e oficina de construção: Eduardo Mendes, Filipe Azevedo, João Pedro Trindade, Mário Gandra, Rui Oliveira, Carlota Gandra, Catarina Lopes Assessoria de imprensa: João Arezes Produção executiva: Carla Veloso, Sofia Carvalho Fotografias: Susana Neves Cocriação: Teatro de Ferro e Teatro de Marionetas do Porto Coprodução: FITEI 2021 Estruturas financiadas por: República Portuguesa - Ministério da Cultura | DGArtes

x