PRÓXIMA ANTERIOR

Familie Flöz (Alemanha)

HOTEL PARADISO

 

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Luis Miguel Cintra

13, 14 e 15 de maio às 20h (qui, sex, sáb)

 

 BILHETEIRA ONLINE     Bilhetes: 12€ a 15€ (com descontos)  +info

Técnica: Máscaras Idioma: Sem palavras Público-alvo: +8 (A classificar pela CCE) Duração: 80 min.

 

Os espectadores que adquiriram bilhetes para o espetáculo Optraken podem usar os mesmos bilhetes para este espetáculo. Caso pretendam o seu reembolso, devem contactar a bilheteira do Teatro São Luiz, através do email bilheteira@teatrosaoluiz.pt ou do telefone 21 325 7650 (terça a domingo, 15h às 19h), ou em caso de compra online, contactar ajuda@bol.pt.

 

Os virtuosos da máscara alemã estão de volta com Hotel Paradiso, um dos grandes sucessos da companhia, apresentado no FIMFA Lx9! O espetáculo mais misterioso, carismático e cheio de humor negro da Familie Flöz. Absolutamente imperdível!

 

A Familie Flöz combina técnicas de interpretação, mímica, teatro de máscaras, dança, marionetas, música, acrobacias e ilusionismo para criar a linguagem singular da sua escrita visual e dramática.

O caminho para o paraíso passa pelo inferno!


Acontecimentos muito estranhos ocorrem no tradicional Hotel Paradiso, uma pequena empresa familiar que se mantém de pé graças aos esforços da sua velha diretora. Uma fonte termal promete aliviar as doenças do corpo e do espírito e sobre a porta de entrada do hotel brilham quatro estrelas. No entanto, no céu e na terra também há nuvens escuras. O filho sonha com um grande amor, enquanto luta incansavelmente com a sua irmã pela direção do hotel. A empregada rouba os hóspedes e o cozinheiro não corta apenas bifes de porco...


Quando o primeiro morto aparece, pessoal e hóspedes, sem nenhuma exceção, vêm-se envolvidos num turbilhão de acontecimentos fatais. Entre vertiginosas cadeias montanhosas abrem-se obscuros abismos, sem fundo, dos quais ninguém pode escapar. O destino do hotel parece traçado: os cadáveres nunca são bons para o negócio. 


Nunca até então a Familie Flöz tinha sido tão malvada e misteriosa. Um sonho alpino cheio de humor negro, sentimentos tortuosos e um toque de melancolia.

“★★★★★ De vez em quando, um espetáculo agarra-nos desde o início, leva-nos numa volta de montanha-russa e deixa-nos no final da pista, ofegantes, a querermos fazer tudo de novo. Este é um deles.”
-The Edinburgh Evening News

 

“No final do espetáculo, pode-se jurar que os atores falaram, riram e choraram. Uma experiência teatral fascinante que é executada com um controlo corporal incrível. (...). Um dos projetos teatrais mais peculiares da atualidade (...). Familie Flöz conta histórias com um humor, um encanto e um furor que parece viciante.”
-Süddeutsche Zeitung 

 

“Sem palavras e de alguma forma tão expressivo, cheio de melancolia, mas também tão cheio de alegria; uma comédia esplêndida e muito bem executada.”
-The Guardian

 

“O público grita de entusiasmo, as pessoas batem com os pés e, quando acaba, ficam de pé nas cadeiras como se agradecessem aos intérpretes o presente que acabaram de receber. O teatro pode ser magnífico.”
-Berliner Zeitung

 

“Soberbo!” -The Stage

 

“Nos últimos anos a companhia alemã Familie Flöz foi pioneira na regeneração do teatro de máscaras europeu, desenvolvendo um estilo inimitável (...) guiam-nos entre o riso e a comoção com a sua deliciosa mistura de humor físico e emoção.” -The British Theatre Guide

 

“Devia ser entregue à companhia Flöz pelo seu trabalho o prémio Charlie Chaplin, se tal prémio existisse (...). Soberbo!” -Die Welt

 

“Não conseguimos parar de rir. É um espetáculo inesquecível.” -La Republica, Itália

BIO

A Familie Flöz foi criada em 1994 e é uma companhia internacional de criadores teatrais: atores, músicos, bailarinos, encenadores, construtores de máscaras, desenhadores de luzes e de figurinos, cenógrafos, dramaturgos e outros profissionais provenientes de dez países.
É uma família emocionante e bizarra, que aparentemente surgiu do ventre escuro da Terra através de um longo poço para alcançar a luz do dia pela primeira vez. Foi esta mesma imagem que colocou Familie Flöz no mapa do teatro internacional em 1996. Por trás desta metáfora está também a filosofia de um método de trabalho totalmente distinto deste grupo, sempre em mudança, de criadores de teatro.
Cada peça é desenvolvida num processo de trabalho coletivo que desperta um novo universo, habitado por personagens e histórias que abriram o caminho da obscuridade até à luz.
Num constante redescobrir de disciplinas centenárias como a interpretação teatral, máscaras, marionetas, dança, clown, magia, acrobacia e improvisação, a Familie Flöz cria sucessos teatrais de uma poesia incomparável. A “melhor companhia alemã de comédia”, sedeada em Berlim, desde 2001, galardoada com numerosos prémios internacionais, tem encantado o público desde a Austrália até ao Zimbabwe, e da China ao México, em mais de trinta e quatro países. Regressa agora novamente ao FIMFA, depois de ter apresentado Hotel Paradiso em 2009 e ter feito a abertura do FIMFA em 2017, com Teatro Delusio.

 

FICHA ARTÍSTICA

Criação: Sebastian Kautz, Anna Kistel, Thomas Rascher, Frederik Rohn, Hajo Schüler, Michael Vogel, Nicolas Witte Encenação: Michael Vogel Interpretação: Anna Kistel, Fabian Baumgarten, Daniel Matheus, Sebastian Kautz Cenografia: Michael Ottopal Máscaras: Thomas Rascher, Hajo Schüler Figurinos: Eliseu R. Weide Desenho de luz: Reinhard Hubert Desenho de som: Dirk Schröder Técnicos de som: Florian Mönks, Thomas Wacker Técnicos de luz: Sylvain Faye, Max Rux Fotografias: Marianne Menke, Gabriele Zucca, Frederik Rohn, Michael Vogel, Simona Fossi Direção de produção: Gianni Bettucci Coprodução: Familie Flöz, Theater Duisburg, Theaterhaus Stuttgart

x