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Limite Zero (Portugal)

TEATRO DOM ROBERTO

 

MUSEU DE LISBOA - Palácio Pimenta

8 e 9 de maio às 12h e 16h30 (sáb, dom)

 

ENTRADA LIVRE ⇨ Atenção: sujeito à lotação do espaço - pode fazer reserva emreservas@museudelisboa.pt  +info

Técnica: Marionetas de luva Idioma: Português Público-alvo: Famílias e público em geral a partir dos 3 anos (A classificar pela CCE) 

Duração: 20 min.

 

O Teatro Dom Roberto faz parte das recordações da nossa infância, quando éramos surpreendidos em jardins, praças, feiras ou praias, e ficávamos a sonhar com as proezas inimagináveis que acabávamos de ver numa barraquinha, com lutas e outras recriações, e o Dom Roberto como o grande herói!

Não faltavam também os gritos e gargalhadas que soltávamos e a curiosidade que sentíamos pelo marionetista que falava com uma voz estridente, devido à utilização da palheta.

 

Raul Constante Pereira transporta-nos para junto dos saudosos Robertos. E agora é imaginar as pauladas e as zangas!

 

Este espetáculo consiste na recolha etnográfica do teatro popular português de marionetas de luva. Representado há cerca de três séculos por companhias ou bonecreiros solitários, que percorriam o país, foi-se perdendo ao longo dos tempos, restando apenas na memória da infância de uma geração mais velha. Da tradição europeia de marionetas populares, o Teatro Dom Roberto é aquele que se apresenta mais depurado de artifícios cénicos, vivendo apenas das personagens e da ação que se desenvolve entre elas.

 

O Barbeiro
No dia do seu casamento, Dom Roberto resolve ir ao barbeiro para fazer a barba. Ao longo de muitas peripécias, o barbeiro executa a sua tarefa e, finalmente, apresenta a conta. D. Roberto recusa-se a pagar. Lutam e D. Roberto acaba por matar o barbeiro. Vem a morte buscar a vítima e pretende levar D. Roberto consigo. Luta de vida ou morte que, naturalmente, D. Roberto vence, matando a própria morte.

 

A Tourada
Não contendo propriamente um enredo dramático, esta peça descreve-nos as diferentes fases de uma corrida de touros à portuguesa, com as suas personagens típicas: o campino, o toureiro e, é claro, o touro!

 

BIO

Raul Constante Pereira aprendeu a arte do Teatro Dom Roberto com João Paulo Seara Cardoso.
Estudou Artes Plásticas/Escultura na FBAUP. Desde 1984, como marionetista, encenador e artista plástico, participou em projetos de teatro, televisão e artes plásticas com as mais diversas instituições, tendo colaborado com Carlos Barreira, Alberto Péssimo, João Paulo Seara Cardoso, Rosa Ramos, Jaime Azinheira, Sérgio Godinho, Óscar Branco, Virgínio Moutinho, José Caldas, entre outros.
Desde 1991, tem desenvolvido atividade como formador nas áreas do teatro de formas animadas, expressão dramática, expressão plástica e tecnologias educativas, tendo colaborado em projetos educativos em diversas instituições. 
Desde 2000 desenvolve também o seu trabalho na área do vídeo e multimédia, tendo realizado vários documentários. Foi responsável pela edição, fotografia e pós-produção do filme de cinema de animação A Meio da Noite, da autoria de Fernando Saraiva, filme premiado várias vezes em festivais nacionais e internacionais.
É diretor artístico da Limite Zero Associação Cultural, organismo cultural voltado para a concretização de iniciativas em diversos domínios artísticos. A atividade estende-se à produção de espetáculos de teatro e de formas animadas, produção vídeo e à formação. A companhia assume o seu espaço como lugar de cruzamento de linguagens artísticas, nomeadamente: a expressão dramática, as formas animadas e o vídeo, de experimentação e de aprendizagem.

 

FICHA ARTÍSTICA
Autoria: Tradição popular Ator-manipulador: Raul Constante Pereira 

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