VOLTAR

Documentário A 22.ª Edição do FIMFA

A 22.ª Edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
Estreia Online - 27 de Dezembro de 2022

 

A Tarumba tem uma prenda para partilhar! A estreia online, a 27 de dezembro, do documentário sobre a 22.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, que se realizou de 13 de maio a 5 de junho em Lisboa. O documentário tem a realização de Tiago Inuit e Manuel Loureiro, e inclui entrevistas, imagens e bastidores de algumas das criações apresentadas.

 

⇨ DOCUMENTÁRIO A 22.ª Edição do FIMFA (disponível gratuitamente até 29 de janeiro de 2023).

Realizámos esta 22.ª edição com muita emoção, após dois anos intensos em que mesmo com a pandemia ativa, conseguimos sempre fazer o FIMFA ao vivo!

 

Plataforma multidisciplinar para as artes da marioneta contemporânea, o FIMFA Lx22  teve como mote ‘Pensar o Futuro’ e reuniu, ao longo de vinte e quatro dias, várias perspetivas e problemáticas, que englobaram um conjunto de projetos com robots, animatrónicos, sombras, ficção científica, objetos mecânicos e até insetos gigantes! 

 

O FIMFA voltou a ocupar Lisboa com espetáculos de sala, rua e de pequenas formas, para além de atividades complementares, que incluíram ações de formação ou a exibição de filmes. Foram apresentados dezanove espetáculos de dezoito companhias, com doze estreias nacionais e uma absoluta, provenientes de vários países: Bélgica, França, Holanda, Itália, Israel e Portugal.

 

O público voltou a aderir e praticamente todos os espetáculos esgotaram e encheram diversos espaços, como o São Luiz Teatro Nacional, o Teatro Nacional D. Maria II, o LU.CA - Teatro Luís de Camões, o Teatro do Bairro, o Teatro Taborda, o Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, o Museu Nacional do Teatro e da Dança, o Centro Cultural da Malaposta ou a Cinemateca Portuguesa.

 

Um percurso em imagens que passa por Claudio Stellato e Work, o espetáculo de abertura do FIMFA; pela Cie Karyatides e Frankenstein; por Ugo Dehaes, criador de robots-bailarinos, com Simples Machines, que foi incluído na lista de melhores espetáculos de teatro de 2022, pelo Jornal Expresso. Iremos ainda viajar pelas criações de Renaud Herbin, Johanny Bert, Julien Mellano e o Collectif AÏE AÏE AÏE, Cie Betty Boibrut’, Jean-Pierre Larroche - Les Ateliers du Spectacle, Marta Cuscunà, Teatro de Marionetas do Porto, Simone de Jog, Mr. Image Theatre e Big Bugs Show ou a Trupe Fandanga. Numa edição que contou ainda com a companhia Mecanika, o Teatro de Ferro, Moran Duvshani e o seu Cardiophone, Susana Domingos Gaspar e os Bonecos de Santo Aleixo. A todos o nosso obrigado!

Este é já o quinto documentário produzido sobre o FIMFA e companhias participantes. Uma iniciativa que faz parte do projeto de arquivo, documentação e promoção do teatro de marionetas e formas animadas que tem sido desenvolvido pela Tarumba.

 

Realização: Tiago Inuit, Manuel Loureiro Produção: A Tarumba - Teatro de Marionetas A Tarumba é uma estrutura financiada por: República Portuguesa - Ministério da Cultura | DGArtes / Documentário, 32m, 2022