Trupe Fandanga (Portugal)
QUBIM
MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA
21 de maio às 11h30 (sáb) | 22 de maio às 16h (dom)
⇨ ENTRADA LIVRE
Técnica: Manipulação à vista, objetos Idioma: Português Público-alvo: +6 (A classificar pela CCE) Duração: 40 min.
⇨ A Trupe Fandanga vai dirigir Oficinas de Construção de Marionetas no LU.CA: 28 e 29 de maio (sáb, dom). Informações aqui
Qubim é um espetáculo de marionetas e caixas com marionetas. O palco é a carrinha cheia de caixas. As caixas são espaços de memórias acumuladas por dois respigadores que as organizam e desorganizam. Abrem portas, giram dobradiças, criam passagens, revelam personagens.
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. As coisas são o que são até deixarem de o ser.
Uma caixa... não existe sozinha. As caixas vazias são apenas meia existência.
O nosso olhar também muda a essência das coisas.
Uma carrinha vazia... é na mesma uma carrinha se está cheia de caixas. E se puder mudar a ordem e enchê-la até ao topo...
Há objetos que se transformam em marionetas e marionetas que acordam na viagem de uma caixa. Qubim é uma procura e reconstrução no meio dos fragmentos. É uma amálgama de existências e contradições, personificadas em marionetas com características peculiares.
Qubim é um espetáculo de objetos e marionetas híbridas, em que os manipuladores se confundem com o cenário e com as marionetas.
A narrativa segue um fio condutor simples que permite a introdução de micronarrativas dos habitantes das caixas, ambiente surreal propício à pesquisa de diferentes técnicas e escalas de manipulação e construção.
BIO
A Trupe Fandanga nasce no Porto em 2014, sob a direção de Sandra Neves, e fez nesse ano a sua primeira apresentação num WIP do Festival Internacional de Marionetas do Porto com Botequim.
Pretende ser um espaço de pesquisa na construção e manipulação de marionetas e objetos. Trabalha a marioneta fora do espaço convencional de representação e tem especial carinho por espetáculos intimistas e de pequena escala. A Trupe estreou em 2019 o micro espetáculo de marionetas Onirotóptero e, em 2021, o espetáculo Qubim.
FICHA ARTÍSTICA
Direção artística: Sandra Neves Criação e manipulação: Catarina Falcão e Sandra Neves Texto e olhar exterior: Ricardo Alves Música original: Carlos Adolfo Desenho de luz: Mariana Figueroa Desenho de som: Pedro Ribeiro Voz off: Paulo Calatré Confeção de figurinos: Ana Ferreira Apoio à construção: Pascal Bertrand Babysitter: Joana Matos Fotografias: Thiago Liberdade Produção: Ana Carvalhosa (direção), Cláudia Santos e Susana Lage Coprodução: Artemrede, CRL - Central Elétrica, Palmilha Dentada Agradecimento especial: Diana Oliveira, Carmelinda Dias, Teresa Campos e Marta Figueiroa, Márcia