MASTERCLASS COM YNGVILD ASPELI
Plexus Polaire
MASTERCLASS COM YNGVILD ASPELI - PLEXUS POLAIRE (FR-NO)
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Bernardo Sassetti
10 de maio das 11h às 12h30 (sáb)
No âmbito da apresentação do espetáculo Uma Casa de Bonecas, que abre o FIMFA Lx25, e estará em cena de 8 a 10 de maio no Teatro São Luiz, a encenadora, atriz e marionetista Yngvild Aspeli realiza esta masterclass, destinada a profissionais e curiosos de todas as áreas, onde podem saber mais sobre os seus métodos de trabalho e pesquisa artística. Uma oportunidade única de conhecer o universo que inspira as criações de Yngvild Aspeli, que tem desenvolvido um trabalho de criação marionetística singular no cruzamento de diferentes disciplinas. É uma das principais figuras mundiais das artes da marioneta, com as suas extraordinárias propostas cénicas para produções em grande escala.

Destinatários: Profissionais e curiosos de todas as áreas Número máximo de participantes: 20
Custo: 5€ Idioma: Inglês Data limite de inscrição: 8 de maio (qui)
Seleção por ordem de inscrição mediante pagamento.
A inscrição é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição no Google Forms ou em formato doc - neste caso deve ser enviada para: fimfafestival@gmail.com
⇨ FICHA DE INSCRIÇÃO: NO GOOGLE FORMS OU DESCARREGUE AQUI
BIO
A encenadora, atriz e marionetista Yngvild Aspeli nasceu na Noruega e é diretora artística da companhia Plexus Polaire. Desenvolve um universo visual que dá vida aos sentimentos mais profundos e ocultos, a que junta suavidade e crueldade. As marionetas de tamanho humano estão no centro do seu trabalho, mas a relação entre o ator-manipulador e a marioneta, a música, a luz e o vídeo participam na criação de uma linguagem alargada que serve e comunica a história.
Formou-se na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq em Paris (2003-2005), e na École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette (ESNAM) em Charleville-Mézières (2005-2008).
Fundou a companhia Plexus Polaire em 2008, a qual agrupa uma forte equipa com vários anos de colaboração, e com novas pessoas que se juntam à companhia, consoante as criações. No seio da Plexus Polaire criou Signaux (2011), Opéra Opaque (2013), Cendres (2014), Chambre Noire (2017), Moby Dick (2020). Dracula - Lucy's Dream (2021), A Doll's House (2023) e Trust me for a while (2025). Muitos dos seus espetáculos foram grandes sucessos no FIMFA, como Chambre Noire ou Moby Dick, apresentado em 2021 no Teatro Nacional D. Maria II. As suas grandes produções continuam permanentemente em digressões internacionais por todo o mundo.
Yngvild é atualmente artista associada do CDN Dijon-Bourgogne. Desde 2022 é também diretora artística do Figurteatret i Nordland (Nordland Visual Theatre) em Stamsund, na Noruega.
