ANTERIOR

WORKSHOP PERFORMATIVIDADE DE GÉNERO

Coordenação: Alissa Mello (EUA)

 

WORKSHOP PERFORMATIVIDADE DE GÉNERO:

GÉNERO, IMAGEM CORPORAL E PODER NA MARIONETA

 

31 de Maio de 2025 / Sábado - das 10h às 12h30

Faculdade de Letras - Sala C251.B

 

Formação realizada no âmbito do Ciclo de Conferências As Artes da Marioneta - Memória e Identidade.

 

Como podemos explorar o género através da marioneta? Vamos examinar as crenças estabelecidas sobre a representação dos diversos géneros e analisar como podemos subvertê-las e desafiá-las, através de meios simples, como o papel e a fita-cola. Começaremos com uma exploração das nossas presunções físicas, temporais e sonoras, em relação à performatividade de género, seguida de um período de criação de marionetas e concluiremos com um período de jogo e exploração com as marionetas que foram criadas.

 

 

Destinatários: Profissionais e curiosos de todas as áreas
N.º de participantes: 16

Horário: 31 de maio das 10h às 12h30h (sábado)
Idioma: Inglês

Custo: 5€
Data limite de inscrição: 29 de maio de 2025

Os participantes devem trazer roupa confortável

 

Seleção por ordem de inscrição mediante pagamento.

 

INFO E INSCRIÇÕES

A inscrição é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição no Google Forms ou em formato doc - neste caso deve ser enviada para: fimfafestival@gmail.com

 

 FICHA DE INSCRIÇÃO: NO GOOGLE FORMS OU DESCARREGUE AQUI

 

 

BIO Alissa Mello é artista de teatro e investigadora na Universidade de Exeter, financiada pela Marie Sklodowska-Curie Individual Post-Doctoral Research Fellow. As suas publicações incluem Women and Puppetry: Critical and Historical Investigations (2022 UNIMA-USA Nancy Staub Award e finalista do ATHE’s 2020 Excellence in Editing Award) com Claudia Orenstein e Cariad Astles, para além de colaborações em diversos livros e revistas. As próximas publicações são Race, Gender and Disability in Puppetry and Material Performance, coeditado com Paulette Richards e Laura Purcell-Gates, e Making Meaning with Puppets: Material, Performance, Perception, com Dassia Posner e Claudia Orenstein, ambos pela Routledge. Foi uma das fundadoras do grupo Inkfish, e atuou e coreografou com Theodora Skipitares, Anna Kiraly, Jane Catherine Shaw e Ishara Puppet Theater. De 2019 a 2022, foi diretora de produção do Sandglass Center for Puppetry and Theater Research. Editora da revista semestral da UNIMA-USA, Puppetry International, desde 2023.

 

 

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito de UID/00279:

Centro de Estudos de Teatro da FLUL

 

x