Workshop Novos Fios: Um Teatro de Transformação - Frank Soehnle
Projeto Funicular:
NOVOS FIOS: UM TEATRO DE TRANSFORMAÇÃO
Coordenação: Frank Soehnle - Figuren Theater Tübingen (DE)
5 a 7 de dezembro de 2025
Sexta a Domingo
São Luiz Teatro Municipal - Sala de Ensaios
PROJETO FUNICULAR*
Um projeto internacional de formação na área do Teatro de Marionetas do CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba
Com o apoio do São Luiz Teatro Municipal
⇨ Inscrições terminadas. Todos os selecionados foram contactados e dado o elevado número de inscrições foi criada uma lista de espera.
Esta é uma excecional oportunidade de formação com Frank Soehnle, um dos mais destacados criadores mundiais de teatro de marionetas, para além de ser considerado um dos grandes mestres da marioneta de fios.
Destinatários: Marionetistas, atores, bailarinos, cenógrafos, artistas plásticos, profissionais e estudantes de artes performativas
N.º de participantes: 12
Horário: Sexta a domingo das 10h às 13h e das 14h30 às 18h / 5 a 7 de dezembro
Idioma: Inglês
Custo: 50€
Data limite de inscrição: 2 de dezembro de 2025
Seleção por ordem de inscrição. Após análise da inscrição é comunicada a sua aceitação e indicada a forma de pagamento do workshop por transferência efetuada até à data indicada.
INFO E INSCRIÇÕES
A inscrição é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição no Google Forms ou em formato doc - neste caso deve ser enviada para: projectofunicular@gmail.com ou atarumba@gmail.com
⇨ FICHA DE INSCRIÇÃO: NO GOOGLE FORMS OU DESCARREGUE AQUI
Workshop prático que contempla a iniciação às formas básicas de manipulação com um foco especial nos fios.
O teatro de marionetas possui uma enorme variedade de técnicas. A base para a manipulação é a mesma, tanto para materiais e objetos, bem como para diferentes tipos de técnicas de marionetas.
O workshop irá introduzir estas regras a todos os participantes.
A marioneta de fios, que tem sido sempre considerada uma técnica difícil, pode ser muito simples e a sua gama de expressões é enorme.
A partir do pêndulo, como um objeto básico, os participantes irão criar marionetas de fios simples e explorar novas fronteiras para esta forma de manipulação. A relação entre o performer e a marioneta, através de uma nova forma de utilização dos fios, levará a novas formas de expressão.
"Os espetáculos de Frank Soehnle não envelhecem - abordam temas universais e, acima de tudo, baseiam-se numa extraordinária beleza visual tecnológica e na construção de marionetas, que o artista põe em movimento com virtuosismo magistral (…).
Hoje, Frank Soehnle é, indubitavelmente, um dos mestres mundiais da marioneta. Cada vez mais ele partilha o seu talento e experiência com as gerações mais jovens e continua as suas pesquisas artísticas. Colaborar com ele é um prazer excecional e uma lição de vida.”
- Marek Waszkiel, Puppeteers of the World: Frank Soehnle
BIO Frank Soehnle é um dos mais reputados criadores mundiais de teatro de marionetas e é considerado um dos grandes mestres da marioneta de fios. Frank Soehnle estudou teatro de marionetas na reputada University of Music and Performing Arts de Estugarda e foi aluno do mestre de marionetas de fios, Albrecht Roser. Fundou a companhia Figuren Theater Tübingen em 1991, uma das companhias de teatro mais reconhecidas da Alemanha, e convida todo o tipo de artistas a reexaminar os limites do teatro de marionetas tradicional.
O centro do seu trabalho artístico é sempre a ligação entre as Belas-Artes e as Artes Performativas. Frank é construtor de marionetas, marionetista e encenador, para além de ser professor convidado em várias Escolas e Universidades (Bochum, Berlim, Estugarda, Charleville-Mézières, Jerusalém, Tours). Os seus espetáculos são poemas visuais no limiar entre as artes visuais e as artes performativas, apresentados e aclamados em todo o mundo. Participou em várias edições do FIMFA.
"Após tantos anos a trabalhar com o teatro de marionetas, ainda estás a explorar a arte da marioneta de fios. Há algo de único nas marionetas de fios que as mantém como o teu foco?
Para um criador de marionetas de fios, penso que elas são realmente a forma mais livre de criar algo. Frank explica que há uma grande versatilidade naquilo que se pode fazer, porque é um tipo de marioneta muito singular, e como o público está frequentemente bastante longe, ele acha que há um outro nível de liberdade para jogar com o tamanho, a cor e a precisão.
Frank também gosta do conceito do pêndulo: Como marionetista, dás um impulso ao mecanismo do pêndulo, e depois, em poucos instantes, ele volta. Então, recebes outro impulso sobre o qual podes continuar a reagir. É muito parecido com uma peça de dança, tu e a marioneta estão em sintonia para fazer algo juntos. É engraçado porque as pessoas pensam que a imagem da marioneta é ‘controlar’ algo, mas particularmente com a marioneta de fios, não é possível controlá-la totalmente (…).
Qual foi o melhor conselho que te deram?
O professor de Frank, Albrecht Roser, costumava lembrar os seus alunos: No final, tens de ouvir a tua marioneta.
Penso que há algo muito importante nesta frase – tens de ouvir a coisa com que estás a trabalhar, diz ele, sinceramente. Sim, acrescento como pensamento final, sejam elas marionetas ou não!”
-Roxana Haines, Animations online: Conversations with Frank Soehnle
Material que os participantes devem trazer:
-Chapéus de chuva velhos, alicates.
-Caderno de notas e caneta.
-Os participantes que tenham marionetas de fios são convidados a traze-las, se assim o desejarem.
-Roupa confortável.