Masterclass Teatro Físico e Poético - Sicaire Durieux
MASTERCLASS TEATRO FÍSICO E POÉTICO COM SICAIRE DURIEUX - CIE CHALIWATÉ (BE)
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala Bernardo Sassetti
28 de maio das 11h às 13h (dom)
Destinatários: Para todos os tipos de participantes, a partir dos 18 anos
Número máximo de participantes: 15
Custo: 5€
Idioma: Inglês
Data limite de inscrição: 26 de maio (sex)
Seleção por ordem de inscrição mediante pagamento.
A inscrição é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição no Google Forms ou em formato doc - neste caso deve ser enviada para: fimfafestival@gmail.com
⇨ Dado que foi atingido o número limite de vagas, as inscrições para a masterclass estão encerradas.
No contexto da apresentação do espetáculo Dimanche, integrado no FIMFA Lx23, de 26 a 28 de maio no Teatro São Luiz, o ator e encenador Sicaire Durieux, da companhia Chaliwaté realiza esta masterclass, em que faz o convite à descoberta dos princípios fundamentais do teatro físico, as bases específicas das artes da mímica e do gesto. Através de exercícios simples será abordada a musicalidade do movimento, a precisão do gesto, o jogo com o invisível, o ponto fixo e o ponto móvel, os diferentes tipos de movimento, mas também o isolamento e a dissociação, o trabalho rítmico ligado à representação burlesca e às metamorfoses.
Esta iniciação baseia-se nos ensinamentos de Etienne Decroux, Marcel Marceau e Jacques Lecoq.
Acessível a todos os tipos de participantes, a partir dos 18 anos, dispostos a usufruir plenamente desta masterclass.
"O gesto é para nós uma forma única de criar imagens evocativas, sugestivas e metafóricas. Na Cie Chaliwaté partilhamos a mesma visão do teatro: poético, físico, visual e artesanal, e de jogar com o humor na tragédia. Gostamos de partir de situações do dia-a-dia, da vida quotidiana, para falar de questões sociais que nos afetam. Desde o início que nos sentimos atraídos por esta forma de teatro que pode viajar por todo o mundo."
BIO
Sicaire Durieux é ator, encenador e codiretor artístico da Cie Chaliwaté, que criou em 2005 com Sandrine Heyraud. Formados nas artes do gesto, defendem uma linguagem visual sem palavras, poética, física e artesanal, misturando teatro físico, teatro de objetos, circo e dança. Presente e ativa na cena belga e internacional, a Cie Chaliwaté cria espetáculos sem barreiras linguísticas e acessíveis ao maior número possível de pessoas.
O seu primeiro espetáculo Joséphina foi criado em 2009. Ganhou vários prémios no Canadá, México e Espanha e foi nomeado para o Prémio Maeterlinck, em 2013, na categoria "Revelação". Em 2011, o espetáculo Îlo, dirigido ao público jovem, foi apresentado no Rencontres Jeune Public de Huy, na Bélgica, onde recebeu vários prémios. Foi selecionado para ser apresentado no Théâtre des Doms, no Festival de Avignon de 2012, e logo depois inicia a sua digressão nacional e internacional. A última criação da companhia, Jetlag, foi incluída no programa Belgian Asspropro e foi nomeada para o Prix Maeterlinck, na categoria de Melhor Espetáculo de Circo.
A Cie Chaliwaté criou com a Cie Focus o espetáculo Dimanche e a sua versão curta, Backup, que recebeu o prémio Total Theatre Award no Edinburgh Fringe Festival, em 2018.
A Cie Chaliwaté já fez mais de 600 apresentações em cerca de vinte países, por todo o mundo.
Material que os participantes devem trazer:
● Roupa confortável para exercícios práticos.