PRÓXIMA ANTERIOR

WORKSHOP TEATRO E MICROCINEMA

Coordenação: Gavin Glover (UK)

 

1 a 4 de Junho de 2023

Quinta a Domingo

Teatro Taborda

 

Workshop Internacional no âmbito do Projeto Europeu IMPULSE!

New Focus on Puppetry and Visual Theatre

 

 INSCRIÇÕES TERMINADAS. TODOS OS SELECIONADOS FORAM CONTACTADOS E DADO O ELEVADO NÚMERO DE INSCRIÇÕES FOI CRIADA UMA LISTA DE ESPERA.

 

Um workshop experimental orientado pelo marionetista Gavin Glover, com o objetivo de explorar e incorporar o vídeo em espetáculos ou performances. A utilização de pequenas câmaras de vídeo e tecnologias simples permitem explorar objetos, marionetas e o corpo humano em cena. Gavin foi um dos fundadores e codirector artístico de uma das mais conceituadas companhias britânicas, FaultyOptic (1988-2011). O seu espetáculo Bubbly Beds (1996), é considerado como uma das primeiras obras com marionetas a utilizar vídeo em direto.

 

No contexto do Projeto Funicular, já tivemos a oportunidade de acolher um dos seus fantásticos workshops em 2015. Gavin Glover está de volta e esta é uma oportunidade a não perder!

 

Destinatários: Marionetistas, atores, encenadores, cenógrafos, bailarinos, artistas plásticos, videastas, realizadores, profissionais nas áreas do cinema, audiovisual ou vídeo, estudantes de artes visuais e performativas
N.º de participantes: 12

Horário: Quinta a domingo das 10h às 13h e das 14h30 às 18h
Idioma: Inglês

Custo: 50€
Data limite de inscrição: 22 de maio de 2023

Confirmação de participação: 24 de maio de 2023

Não é necessária experiência prévia em vídeo

 

INFO E INSCRIÇÔES

A inscrição no workshop (sujeita a seleção) é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição no Google Forms ou em formato doc - neste caso deve ser enviada para: fimfafestival@gmail.com

 

 INSCRIÇÕES TERMINADAS. TODOS OS SELECIONADOS FORAM CONTACTADOS E DADO O ELEVADO NÚMERO DE INSCRIÇÕES FOI CRIADA UMA LISTA DE ESPERA.

 

 

"Através da utilização de câmaras de vídeo em miniatura, podemos explorar objetos e o espaço e até usar o corpo humano para descobrir um novo tipo de microcinema."

 

Um workshop dirigido por um dos grandes precursores e mestres na combinação entre marionetas e vídeo, para além de ser um reputado construtor e manipulador de marionetas. Gavin Glover, após o espetáculo inovador dos FaultyOptic, Bubbly Beds, ficou fascinado pelo cinema de animação, principalmente de autores como Jan Svankmajer ou os Irmãos Quay. Em muitos dos seus espetáculos ou instalações tem utilizado câmaras de vídeo, com técnicas simples, que levam o público numa viagem por mundos cinematográficos em miniatura.

 

Durante este workshop serão usados objetos e diferentes materiais para a construção de ambientes para filmar e improvisar - cenários narrativos simples, como uma estrutura dramática a partir dos quais trabalhar. Através da utilização de uma câmara podem-se explorar movimentos escondidos e revelar pequenos detalhes, que estão normalmente ocultos no espaço cénico.

 

 

"Vamos improvisar e, o mais importante, encontrar formas de partilhar o ecrã com os atores no palco. Vamos jogar com a escala, foco, luz e explorar mundos bidimensionais e tridimensionais.

Descobrir quais os materiais e movimentos que funcionam melhor para a história que tentamos contar.”

 

Uma oportunidade única de aprender com o conhecimento e a perícia de Gavin Glover, ao combinar técnicas de manipulação e a utilização de câmaras, para construir ambientes em miniatura para serem projetados em grande escala, ao vivo, durante um espetáculo.

 

Não vão ser utilizados computadores – será usada low tech e princípios acessíveis.

 

 

BIO

Gavin Glover, marionetista, ator, encenador, construtor e artista plástico, é muito conhecido por ser um dos membros fundadores de FaultyOptic Theatre of Animation, que se caracterizaram pelos espetáculos de marionetas surreais, cheios de humor negro, sem palavras, e descritos muitas vezes como Kafkanianos, Beckettianos e comparados aos Monty Python. Apresentaram as suas produções por todo o mundo, em muitos teatros e festivais internacionais, entre 1988 até 2011, ano que a companhia terminou.

Em 2011 Gavin tornou-se um artista freelancer e formou a companhia PotatoRoom Productions. Cria projetos teatrais estimulantes, explorando a relação entre marionetas, interpretação, clown, vídeo, movimento e dança, “na verdade tudo o que é necessário para criar um espetáculo altamente complexo e intrigante”.

Ao longo dos últimos anos tem trabalhado com diversos artistas e instituições, como o National Theatre of Scotland, em várias das suas produções, ou com o Citizens Theatre, em Glasgow.

Tem também realizado várias instalações de arte e as suas curtas-metragens têm sido aclamadas pela crítica no The Guardian, na BBC e The Stage.

Gavin tem lecionado em diversas escolas de teatro na Europa e no Canadá, como a École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette - ESNAM, Charleville-Mézières, Central School of Speech and Drama, Royal Holloway, University of London, London School of Puppetry, Vincent Dance Theatre - Sheffield, AQM Montréal ou a UQAM University of Quebec, entre outros.

 

Os FaultyOptic fizeram parte da lista dos criadores 10 BEST PUPPETS, do jornal The Guardian.

"Gavin Glover é um brilhante construtor e encenador de espetáculos de teatro de marionetas." - Sunday Herald Review

"Um conjunto fantástico, inventivo e brilhante de marionetas, criadas e construídas por Gavin Glover." - The Telegraph

 

Material que os participantes devem trazer:

-Os participantes irão receber uma lista de objetos e materiais.

-Roupa confortável.

 

 

x