PRÓXIMA ANTERIOR

MECANIkA (França-Portugal)

POUR BIEN DORMIR

 

CENTRO CULTURAL DA MALAPOSTA - Black Box

14 de maio às 16h (sáb) | 15 de maio às 11h (dom)

 

⇨ COMPRAR BILHETES     Bilhetes: 6€ - Crianças / 8€ - Adultos  +info

Técnica: Sombras e objetos Idioma: Sem palavras Público-alvo: +3 (A classificar pela CCE) Duração: 30 min.

 

Quando a luz se apaga à noite, no quarto das crianças, tal como um sonho, as coisas e as personagens que povoam o nosso imaginário ganham vida. O mundo da noite está cheio de sombras, de coisas que não conseguimos ver bem, de aventuras, de personagens fantásticas e um pouco inquietantes.


Para enfrentar os medos da noite, Pour Bien Dormir, ou Para Bem Dormir, oferece-nos uma viagem divertida e poética, que nos mostra monstros curiosos, criaturas incríveis, seres estranhos, misteriosos e cativantes.

O encontro entre dois criadores de imagens, um marionetista e um ilustrador, Paulo Duarte e Tjalling Houkema, que nos conduz num imaginário cheio de sombras, imagens e de sons, entre o sonho e a realidade, entre o sono e a vigília. É concebido como uma narrativa visual, um mergulho na poesia da ligação com estes seres fantasiosos, encantadores e cruéis, tão íntimos dos nossos medos, tentações e desejos.


Pour Bien Dormir cruza a marioneta e técnicas ancestrais, como o teatro de sombras, com pequenos apontamentos tecnológicos, característica habitual no trabalho de Paulo Duarte, na exploração de diferentes linguagens artísticas.

"Um convite para nomear os monstros invisíveis e desafiá-los para brincar (...). Numa viagem pelo mundo das sombras, a ilusão e o animismo são os veículos da narrativa poética; no jogo de mutação das formas, escalas e contrastes, as personagens inquietantes incitam a curiosidade, o frenesim do susto e do riso. Na passagem do assombrado ao encantado, a paisagem sonora criada pela música de Morgan Daguenet acolhe-nos num espaço onírico de mistério e evasão. Nesse espaço entre o sonho e a realidade, é possível dançar com os medos para os poder sossegar, encarar o que ganha vida quando as luzes se apagam, espreitar o inquietante. Pour Bien Dormir desafia-nos a brincar às sombras e a pregar sustos para descobrir o que se ilumina a seguir." - Catarina Firmo, Sinais em Linha

 

BIO

A companhia MECANIkA foi fundada pelo marionetista e construtor português Paulo Duarte, radicado em França.
O seu objetivo é desenvolver e explorar a marioneta atual, interagindo com outros campos artísticos contemporâneos, sob a forma de teatro de imagens.
Paulo Duarte é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e diplomado pela ESNAM - École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières. Depois da sua passagem pela ESNAM fundou com David Girondin Moab a companhia Pseudonymo que codirigiu até 2006, e alargou as suas experiências a diversos campos: cenografia, interpretação, encenação, conceção e construção de marionetas, objetos cénicos e teatro de objetos. Integrou a companhia LàOù - marionnette contemporaine, dividindo a direção artística com Renaud Herbin e Julika Mayer, de 2007 a 2011. Trabalhou com Roman Paska, Joan Baixas, Fanfare Mineable, CRÉA - Théâtre de Tournai, Zaven Paré, Allen Weiis, entre outros. Dirigiu diversos ateliers de formação no Institut del Teatre de Barcelona e no AMK (Turku, Finlândia). Tem participado como ator-manipulador e construtor de marionetas em vários projetos artísticos de companhias francesas, belgas, alemãs e espanholas. Ao longo do seu percurso participou em várias edições do FIMFA com "A Hora do Diabo", "Deep News", "Écumes", "Petites Âmes" ou "Deep News #2".
Tjalling Houkema é um ilustrador holandês. Estudou na Gerrit Rietveld Academy e colabora com várias revistas e jornais. Os seus livros infantis têm formatos originais e múltiplos detalhes, que nunca esgotam o prazer da releitura. Os seus estranhos animais com histórias que se cruzam pintam um bestiário particular, do qual emerge uma grande humanidade. Houkema também produziu obras para filmes e programas de televisão para crianças. Depois de "A cauda do Sr. Kat", esta é a segunda incursão de Paulo Duarte no universo deste ilustrador.

 

 

FICHA ARTÍSTICA

Conceção: Paulo Duarte, Tjalling Houkema Interpretação: Paulo Duarte Universo sonoro e programação de som: Morgan Daguenet Desenho e programação de luz: Fabien Bossard Olhar exterior: Igor Gandra Fotografias: Pedro Sardinha, Eris Massua Coprodução: MIMA - Association Filentrope, Association Bouillon Cube, Théâtre Le Périscope, Association Marionnettissimo, com o apoio da Région Occitanie no âmbito de “résidences associations” Parceiros: MIMA, Mirepoix; Marionnettissimo, Tournefeuille; Théâtre du Périscope, Nîmes; Bouillon Cube, Causse De La Selle; Usinotopie, Villemur-Sur-Tarn; Espace Périphérique, Paris; Au Bout Du Plongeoir, Thorigné-Fouillard - Rennes; Jardin Parallèle, Reims; Théâtre des Quatre Saisons, Gradignan; Teatro de Ferro, Porto; FIMP, Porto; Momix, Kingersheim Apoios: DRAC Occitanie, Région Occitanie; Pyrénées Méditerranée, la Région Occitanie; Pyrénées Méditérranée, Spedidam; Collectif En Jeux; Montpellier Méditerranée Metropole

x