VOLTAR

FIMFA Lx22

Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
13 de Maio a 4 de Junho

 

Bem-vindos ao Futuro! O Grande Palco das Artes da Marioneta volta a ocupar Lisboa na sua 22.ª edição.
Escutar a melodia dos nossos corações, robótica, animatrónicos, sombras, ficção científica, insetos gigantes, objetos mecânicos... As artes da marioneta para ver o mundo com um outro olhar!

 

"A marioneta, uma forma de ser eu, sem ser eu." - Johanny Bert, Théâtre de Romette

"Eu tento colocar objetos em movimento e despertar emoções com coisas que se mexem, em vez de usar corpos humanos." - Ugo Dehaes

 

A 22.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas realiza-se em Lisboa, de 13 de maio a 5 de junho, uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.

 

Chegamos à 22.ª edição rejuvenescidos e com emoção, após dois anos intensos em que mesmo com a pandemia ativa, conseguimos sempre fazer o FIMFA ao vivo!

 

Plataforma multidisciplinar para as artes da marioneta contemporânea, o FIMFA Lx22  tem como como mote ‘Pensar o Futuro’. Este destaque vai reunir, ao longo de vinte e quatro dias, várias perspetivas e problemáticas. Pensar o corpo, o objeto, a imagem, a matéria, o movimento. Questionar a nossa relação com o outro - a tecnologia - a biologia - a robótica - o ambiente. A pandemia confrontou-nos com as distâncias entre os corpos. Tocar ou abraçar pode ser perigoso. Quais os limites? 

 

O corpo artificial, como lhe dar vida e interagir com ele e o nosso corpo? Como estabelecer relações com o que nos rodeia? Quais os limites entre o objeto e o ator-manipulador? A junção entre a matéria e o corpo. Pregos, madeira, tinta, ferramentas e gestos quotidianos são revisitados e transformados. Verdadeiras pinturas ganham vida. Ver a matéria evoluir e o palco metamorfosear-se. Vamos poder assistir ao nascimento de uma canção, escutar o nosso coração ou até ensinar robots a dançar.

 

A marioneta contemporânea está aberta a outras artes, mas também ao mundo científico, renovando as suas técnicas, a sua prática, mas também por vezes o seu gesto. Os marionetistas questionam a sua arte, o seu processo criativo e a natureza do objeto manipulado.

 

O FIMFA mantém a ‘tradição’ de mostrar o que de mais importante tem sido feito nesta área. Estes artistas partilham a sua visão do mundo. Abordam temas fraturantes, o que nos divide e une. Despertam emoções, questões, reflexões, e falam de nós, da nossa humanidade.

 

Está prevista a apresentação de companhias e criadores de vários países: Bélgica, França, Holanda, Itália, Israel e Portugal, com doze estreias nacionais e uma estreia absoluta. Muitos destes criadores apresentam-se pela primeira vez no nosso País.

 

O FIMFA Lx22 decorre em vários locais: São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II, LU.CA - Teatro Luís de Camões, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Centro Cultural da Malaposta, Cinemateca Portuguesa.

 

O FIMFA é um espaço de discussão, formação e de reflexão sobre o teatro de marionetas contemporâneo. Para além da apresentação de espetáculos, são desenvolvidas um conjunto de atividades complementares, que incluem a realização de workshops, apresentação de filmes, encontros com os criadores, entre outras.

 

O FIMFA celebra a vida nos seus 22 anos, através do poderoso olhar das artes da marioneta e realça a sua abordagem transdisciplinar, sem fronteiras, e que transcende os géneros, cruzando infinitamente a tradição e a modernidade, num projeto aberto a todas as gerações.

 

A 22.ª edição tem o apoio da República Portuguesa / Ministério da Cultura - Direção-Geral das Artes, e envolve um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as coproduções com o Teatro São Luiz, o Teatro Nacional D. Maria II, o LU.CA - Teatro Luís de Camões, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Institut Français, o Teatro do Bairro, o Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, a Cinemateca Portuguesa, entre outros, e integra a Temporada Cruzada Portugal-França 2022.

 

Sejam bem-vindos ao universo da arte do movimento e da imagem!