Workshop Animar o Inanimado - JULIAN CROUCH
Projeto Funicular: Workshop
ANIMAR O INANIMADO:
Exploração de Materiais e Objetos do Quotidiano
Coordenação: Julian Crouch (UK)
11 a 14 de julho de 2019
Quinta a Domingo
São Luiz Teatro Municipal - Sala de Ensaios
PROJECTO FUNICULAR*
Um projeto internacional de formação na área do Teatro de Marionetas do CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba
Com o apoio do São Luiz Teatro Municipal
Julian Crouch é um premiado encenador, cenógrafo, criador, professor, músico, construtor de marionetas e máscaras, cuja carreira abrange teatro, ópera, dança, cinema e televisão. O seu trabalho singular com marionetas e máscaras, quer como criador, construtor ou manipulador é internacionalmente aclamado, salientando-se, por exemplo, a cenografia e encenação associada da ópera Satyagraha de Philip Glass - Eno e Met Opera.
Destinatários: Marionetistas, atores, bailarinos, encenadores, artistas plásticos, estudantes de artes visuais e performativas
N.º de participantes: 10
Horário: Quinta a Domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h
Idioma: Inglês
Custo: 60 €
Data limite de inscrição: 7 de julho de 2019
Confirmação de participação: 8 de julho de 2019
INFO E INSCRIÇÔES
A inscrição no workshop (sujeita a seleção) é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, que pode solicitar via e-mail, à qual deverá ser anexada uma nota biográfica, acompanhada de carta de motivação. Pode enviar a documentação necessária via e-mail para: info@tarumba.org ou projectofunicular@gmail.com
Este workshop vai explorar técnicas de manipulação de marionetas. O principal foco estará na utilização de materiais e objetos do quotidiano, e na perceção de qualidades simples de movimento, para demonstrar como é possível dar vida ao inanimado através da improvisação colaborativa.
“Vamos analisar a dicotomia fascinante de que apenas seguindo o que os materiais oferecem e cedendo o controle individual, é possível revelar o caminho para o pleno potencial criativo do desenrolar da narrativa.”
É adequado para iniciados e profissionais experientes. O workshop envolve exercícios de interpretação, bem como alguma construção simples, e serão debatidas formas de utilizar diferentes técnicas e aplicá-las dentro de uma prática teatral mais ampla.
BIO
Julian Crouch é um premiado encenador, criador, professor, músico, ilustrador, construtor de marionetas e máscaras, cuja carreira abrange teatro, ópera, dança, cinema e televisão. Nascido em Londres, vive atualmente nos Estados Unidos da América (Brooklyn, Nova Iorque).
Iniciou a sua carreira como construtor de máscaras e marionetas, e passou grande parte da sua vida em Londres, onde cofundou a Improbable Theatre Company, em meados dos anos 90. As produções da companhia, que incluíram Animo, 70 Hill Lane, Lifegame, Spirit, Sticky, The Hanging Man, The Wolves in The Walls e Panic, obtiveram grande reconhecimento em Inglaterra e internacionalmente. The Devil And Mister Punch foi a sua última produção para a Improbable Theatre Company. Julian coencenou e concebeu o premiado musical Shockheaded Peter, com os The Tiger Lillies.
O seu trabalho na ópera incluiu a cenografia e a encenação associada de Satyagraha de Philip Glass para a ENO e Met Opera. Criou The Enchanted Island, Doctor Atomic e dirigiu a 125.ª Gala para a Met Opera. Outros grandes projetos incluiram Jerry Springer: The Opera e A Funny Thing Happened on The Way To The Forum para o National Theatre, The Magic Flute para a Welsh National Opera e Cinderella para o Dutch National Ballet e San Francisco Ballet. Na Broadway Julian concebeu The Addams Family Musical e Big Fish.
Julian codirigiu e cenografou Jedermann para o Festival de Salzburgo. Foi nomeado para um Tony pela sua cenografia de Hedwig and the Angry Inch, na Broadway. Projetou e cocriou Aging Magician para BMP no New Victory Theater, fez a cenografia de The Nutcracker para Christopher Wheeldon e The Joffrey Ballet, coencenou e fez a cenografia de King Arthur para a Berlin Staatsoper. Participou também na conceção da ópera dos 50 anos da Met Opera no Lincoln Center. Fez a cenografia de Hansel and Gretel e Ernani para o La Scala de Milão, Marnie, de Nico Muhly, para a English National Opera e Met Opera, e The Barber of Seville para a Dutch National Opera.
O seu espetáculo de marionetas Birdheart, criado com Saskia Lane, foi apresentado para o Dalai Lama em Bruxelas, e em vários países, como o Zimbabwe ou Abu Dhabi.
Julian foi Artista em Residência no Park Avenue Armory de Nova Iorque e foi o primeiro artista comissionado do BRIC House Fireworks Residency Program, em Brooklyn, Nova Iorque. Ilustrou dois livros: Jedermann e Maggot Moon.
Espreite aqui o Estúdio de Julian Crouch
Materiais necessários:
-Os participantes devem trazer roupa confortável;
-Jornais;
-Duas bolas de pingue-pongue;
-Material de desenho (lápis, canetas de feltro, borracha, régua, tesoura, x-acto);
-Fita adesiva transparente e de papel.