VOLTAR

WORKSHOP TEATRO DE OBJETOS - Yael Rasooly

Projeto Funicular: Workshop de Teatro de Objetos

O ATOR, O OBJETO E O SEGREDO ENTRE ELES

 

Coordenação: Yael Rasooly (IL)

16 a 18 de dezembro de 2022

Sexta a Domingo

São Luiz Teatro Municipal - Sala de Ensaios

 

PROJETO FUNICULAR*

Um projeto internacional de formação na área do Teatro de Marionetas do CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba

Com o apoio do São Luiz Teatro Municipal

Yael Rasooly é uma premiada e reputada encenadora, marionetista, atriz e cantora, com criações únicas que têm percorrido o mundo. A sua linguagem teatral singular assenta numa abordagem multidisciplinar, onde todos os elementos da encenação têm igual importância na narrativa.

A relação entre os objetos/materiais/marionetas e o performer está no centro do seu trabalho, assim como as escolhas da cenografia, som e música.

 

No FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas pudemos ver Paper Cut, The House by the Lake, mas também os seus maravilhosos concertos no São Luiz Teatro Municipal.

 

Neste workshop, Yael Rasooly convida os participantes a viajarem pelo universo criativo do teatro de objetos.

 

Destinatários: Marionetistas, atores, bailarinos, artistas de circo, encenadores, cantores, músicos, artistas plásticos, estudantes de artes visuais e performativas
N.º de participantes: 10

Horário: Sexta a domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h
Idioma: Inglês

Custo: 50€
Data limite de inscrição: 14 de dezembro de 2022

 

Seleção por ordem de inscrição mediante pagamento.

 

INFO E INSCRIÇÕES

A inscrição é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição no Google Forms ou em formato doc - neste caso deve ser enviada para: projectofunicular@gmail.com ou atarumba@gmail.com

 

 FICHA DE INSCRIÇÃO: NO GOOGLE FORMS OU DESCARREGUE AQUI (inscrições terminadas).

Os participantes neste workshop são convidados a embarcar numa intensa viagem criativa e pessoal.

Cada artista será incentivado e orientado a desenvolver o esboço inicial de uma criação de pequeno formato, ligando-se a temas/histórias/materiais que tenham um significado e motivação especiais. A exploração conjunta desta fonte de inspiração e impulso será o ponto de partida e, a partir daqui, cada um mergulhará em criar a sua própria forma única de expressão teatral e narrativa.


"No centro do nosso trabalho vai estar a relação do ator/marionetista com o objeto ou a marioneta. Vamos desafiar esta relação, questionar o seu significado e ampliar os seus limites. Analisar como esta dinâmica pode fazer avançar a dramaturgia, ecoar múltiplas camadas de pensamento e consciência, e expressar emoções precisas, tudo com recursos minimalistas à nossa disposição.

 

Começaremos por explorar objetos e materiais, desenvolvendo a sensibilidade ao peso e significado dos objetos, objetos que contêm memória e aqueles têm carga emocional/social/política/histórica. Investigaremos o processo de dar vida ao objeto inanimado através de métodos de manipulação extremamente diferentes, ao mesmo tempo que revelamos a personagem que habita cada universo através da precisão do gesto, ritmo, repetição, deslocamento, foco, energia, ponto de rutura e metamorfose."

 

A voz terá uma atenção especial - na fala, mas principalmente no canto. Explorar o poderoso potencial de combinar a voz cantada com a manipulação de um objeto/marioneta, os segredos e a complexidade que isto pode revelar.

Este workshop é um convite a dar um salto em frente para um novo capítulo na relação de cada um com a sua própria criação, a sua capacidade de sonhar e de ousar. “Enfrentarmos juntos os desafios conhecidos de trabalhar um solo, colocando em prática novas ferramentas num ambiente seguro e encorajador.” Isto implica abrir mão de pressões e críticas internas que não nos servem mais no processo criativo, como a necessidade de produzir resultados “bem-sucedidos”. Em vez disso, aceitar ativamente que “deixar-nos perder” no “desconhecido” é uma parte inestimável e indispensável do processo de criação.

 

A nossa missão é sermos abertos e recetivos às joias que estão ao alcance das nossas mãos para criar uma imagem, uma cena, um espetáculo.

 

“Acima de tudo, este workshop é um tempo para experimentar. Vamos dançar, cantar, escrever, dirigir, projetar, manipular e representar. Vamos correr riscos, falhar, falhar de novo, improvisar, apoiando-nos uns nos outros para irmos para além das nossas limitações conhecidas, trabalhando de forma rápida e intuitiva, enquanto insistimos no prazer durante os ensaios. Em resumo, nada menos que uma revolução individual, pequena ou grande, em direção a uma nova voz que está prestes a surgir.”

BIO

Yael Rasooly é encenadora de teatro visual, atriz, cantora e marionetista. 
Nasceu em Jerusalém em 1983, formou-se em piano e canto lírico, e continuou os seus estudos de teatro em Londres, na Central Saint Martins. A sua linguagem teatral singular, que começou a desenvolver na School of Visual Theatre em Jerusalém, assenta numa abordagem multidisciplinar, onde todos os elementos da encenação têm igual importância na narrativa.
A relação entre os objetos/materiais/marionetas e o performer está no centro do seu trabalho, assim como as escolhas da cenografia, som e música. O seu universo visual dá voz ao que costuma ser silenciado, convidando o público a viajar pelo que não é dito na nossa sociedade.

A suas criações incluem o espetáculo a solo Paper Cut, vencedor de vários prémios e apresentado no FIMFA Lx12; The House by the Lake, cabaré musical para atrizes, marionetas e objetos, que relata a história de três irmãs escondidas durante a Segunda Guerra Mundial, apresentado no FIMFA Lx16; Bon Voyage, coprodução com o Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes de Charleville-Mézières. A sua última criação, Silence Makes Perfect, estreou no Festival de Charleville-Mézières de 2021, e é o segundo capítulo da sua trilogia sobre a violência contra mulheres e crianças.

Os seus espetáculos, que já foram apresentados em centenas de festivais e teatros de mais de 30 países, receberam  inúmeros prémios internacionais, como o Grand Prix International Festival of Solo Puppeteers (Lodz), Excellence award for solo performance NYC Fringe Festival ou o Diploma of Excellence da UNIMA, para além de elogios da crítica e muitas estrelas em publicações como  Télérama, The Guardian e NY TIMES. 
Yael tem desenvolvido a sua paixão crescente pela formação e partilha artística, sendo professora convidada em várias instituições. Tem também dirigido diversos workshops e masterclasses por todo o mundo. O seu método de ensino, que combina encenação, teatro de objetos, marionetas e técnica vocal, é focado em estimular e potenciar a criação individual e pessoal.

Foi convidada para ensinar em instituições como: Trinity College, University of Connecticut, The Eugene O’Neill Theatre Centre, New York University, Atlanta Centre for Puppetry Arts, UQAM University, Nuku Theatre Tallinn, UQAM Montreal, Institut International de la Marionnette de Cherleville-Mézièrs,  Aria en Corse - Association des Rencontres Internationales Artistiques, Théâtre Odradek, FIAMS Québec, Academy of Theatre Arts in Wrocław, entre muitos outros.

 

Material que os participantes devem trazer:
-Roupa confortável para exercícios de aquecimento.

-Objetos/materiais (será posteriormente indicado).