Susana Domingos Gaspar (Portugal)
AS AMIGAS DA GASPAR
CENTRO CULTURAL DA MALAPOSTA - Sala Experimental
3 de junho às 14h30 (sex) - Escolas
4 de junho às 16h (sáb) - Famílias
Estreia Absoluta
⇨ COMPRAR BILHETES Bilhetes: 6€ - Crianças / 8€ - Adultos +info
Técnica: Dança e marionetas Idioma: Português Público-alvo: +3 Duração: Aprox. 50 min.
As Amigas da Gaspar acontece numa zona de progressão da liberdade. Um país dentro de um país, onde paramos para pensar sobre a amizade e onde ela ainda nos pode levar. A partir do território da dança e do fascínio pelo teatro de marionetas, duas bailarinas e uma cantautora pouco fixas ou muito movediças, revêem as possibilidades de sustentação e animação dos seus corpos, varrem o espaço vazio com as suas vozes e discursam das formas mais tocantes que conseguem imaginar. Uma vez na vida, uma coreografia para a minha filha e para as amigas dela.
BIO
Susana Domingos Gaspar (1980, Torres Novas). Licenciou-se em Dança, ramo de Espectáculo, na Escola Superior de Dança (2002), estudou Coreografia no Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística (2005) e Dança na Comunidade no Fórum Dança (2007). Pós-graduou-se em Fasciaterapia/Somatologia (2007). Trabalhou com Né Barros, São Nunes, Madalena Vitorino, Ainhoa Vidal, Marina Nabais, Filipa Francisco, Vera Alvelos e Aldara Bizarro. Fez assistência coreográfica de Manuela Pedroso e Costanza Givone. Coreografou “Registo” (2005), "Enleio", com o Follow up da FCG (2006), "As árvores ligam os pássaros à terra", com o apoio da DGArtes (2007), "Foi como se o chão a engolisse" e "O Rebusco das castanhas" (2009), “Morro onde me prendo” (2010), “Ostinato Cantabile” (2015), "Lava" e "Ka" (2016), "Catalága" (2017), “Classe do Jaime”, com a Bolsa de Criação Filhos do Meio, da Materiais Diversos (2018) e “Coletivo Habitacional” com o apoio da GDA e da DGArtes (2021). Colaborou com o Teatro de Montemuro e a Amarelo Silvestre, na área do Teatro. Desenvolve trabalho pedagógico desde 2002 (destacando as oficinas e aulas desenvolvidas com a orientação de Madalena Victorino no CPA e na Casa Pia) e fez mediação cultural no Museu Municipal Carlos Reis, entre 2015 e 2018. Em 2014, integrou o programa de residências e mentoria do Festival de Polverigi, em Itália, com o acompanhamento de Cláudia Dias, Francesca Lattuada e Iris Karayan. Estudou com Emannuelle Huynh, em Minde. Desenvolveu trabalho político, sindical e associativo. Colaborou com o movimento de luta pelo direito à Habitação e integra o Coro Fernando Lopes Graça. Está a fazer o Somatic Movement Education Program em Body-Mind Centering, em Zaragoza, com uma bolsa da DGArtes. É mãe da Leonor.
FICHA ARTÍSTICA
Criação: Susana Domingos Gaspar Interpretação e cocriação: Francisca Ribeiro, Patrícia Borralho, Susana Domingos Gaspar Apoio a ensaios: Marta Cerqueira Música original: Francisca Ribeiro (chica) Figurinos: Axelle Gonçalves, Guilherme Figueiredo Cenografia: Raúl Constante Pereira Desenho de luz: Vera Martins Operação técnica: Júlio Brechó Apoio à investigação: Caroline Bergeron, Isabel Barros e Teatro de Marionetas do Porto Registo vídeo e teaser: Talita Caselato Registo fotográfico: Rui Dias Monteiro Design imagem projeto: Marta Ramírez Cores Produção executiva: Ana Lobato Produção: Associação Mundo em Reboliço Coprodução: FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, Artemrede, Materiais Diversos Associação Cultural Projeto financiado por: República Portuguesa - Ministério da Cultura | Direção-Geral das Artes Apoio: Fundo de Fomento Cultural Residências: Estúdios Victor Córdon, Largo Residências, Fábrica da Cultura/23 Milhas - Ílhavo